Quem implantou o comunismo na russia?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 9 votos

O partido foi fundado no ano de 1912 pelos bolcheviques (facção majoritária do Partido Operário Social-Democrata Russo), um grupo revolucionário, liderado por Vladimir Lenin, que ascendeu ao poder após a Revolução de Outubro de 1917.

Começou como um movimento revolucionário, mas transformou-se num sistema de poder estatal, ainda em 1918 substituiu sua nomenclatura de social-democrata para comunista. A Rússia tornou-se União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, regime moldado pelo líder que por mais tempo manteve-se na condução do país, Stalin.

Lenin

Lenin foi o primeiro chefe do Governo Socialista russo, implantado com a revolução de outubro de 1917.

Desenvolvido pela primeira vez por Karl Marx e Friedrich Engels em meados do século XIX, tem sido a ideologia mais importante do movimento comunista.

A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista. As transformações nesse levaram à sua unificação com outras repúblicas soviéticas no começo da década de 1920.

É um partido Marxista-Leninista, estruturado conforme o princípio do centralismo democrático. Foi fundado após a Revolução Cubana, resultante da fusão das três grandes organizações dirigentes no país, incluindo o Movimento 26 de Julho liderado por Fidel Castro.

Muitos argumentam que essas reformas, conhecidas como Perestroika (reconstrução e reestruturação) e Glasnost (abertura e liberdade de expressão), provocaram o fim do bloco soviético. Outros dizem que não havia salvação para a União Soviética, dada sua estrutura rígida.

O regime socialista foi estabelecido na Rússia em 1917, quando uma revolução derrubou a monarquia czarista que vigorava no país. Após a queda da monarquia​, o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, instaurou o governo socialista, que defendia ideais baseados sobretudo nos princípios marxistas.

Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo.

Quando Vladimir Lenin sofreu seu primeiro derrame, uma troika foi estabelecida para governar o país no seu lugar. A troika consistia por Lev Kamenev, Joseph Stalin e Grigory Zinoviev; foi dissolvida quando Kamenev e Zinoviev decidiram romper com Stalin em 1925.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

O socialismo é, portanto, o estado intermediário que antecede a implantação do comunismo. Vimos que o comunismo é o estágio final, em que o capitalismo é superado. A implantação do comunismo viria acompanhada da abolição do Estado, da propriedade privada e também das classes sociais.

A foice e o martelo cruzados ou entrelaçados sob um fundo vermelho (Unicode ), geralmente representam o comunismo e os partidos políticos comunistas — na simbologia comunista, a foice e o martelo representam duas categorias operárias cuja aliança é considerada fundamental para o advento de uma revolução.

O sistema político de Putin foi caracterizado principalmente por parte de alguns elementos de liberalismo econômico, a falta de transparência na governação, o nepotismo e a corrupção generalizada, que assumiu na Rússia de Putin "a forma sistêmica e institucionalizada", de acordo com um relatório de Boris Nemtsov, bem ...