Quem venceu a primeira guerra mundial?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.4 / 5 17 votos

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Estados Unidos

Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos. O país não teve seu território atacado e só entrou no final do conflito no fim, além disso ele viu os grandes impérios do mundo se digladiarem no palco europeu da guerra.

A aliança dos Países Aliados que contava com França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, saiu vencedora da Segunda Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.

28 de julho de 1914

No final de 1918, revoltas populares na Alemanha crescem obrigando o imperador Guilherme II a renunciar. Em novembro do mesmo ano, diante de tanta pressão o governo alemão assina o armistício. As tropas alemãs saíram derrotadas e humilhadas do conflito. Era o fim da guerra.

Resumo sobre Primeira Guerra Mundial
Seu estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro. Teve duas fases: a de movimento e a de trincheiras. A saída da Rússia e a entrada dos EUA marcaram o seu fim, consolidado pelo Tratado de Versalhes.

Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.

A Alemanha foi o país com o maior contingente de baixa humana, com 1,9 milhões de soldados mortos. Em seguida temos a Rússia, 1,7 milhões; França, 1,4 milhões; Áustria-Hungria, 1 milhão; e Inglaterra com 760 mil. Além do elevado número de mortes, a guerra deixou 20 milhões de feridos e 6 milhões de inválidos.