Quem foi monalisa?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.

Resumo sobre Mona Lisa
Leonardo da Vinci produziu Mona Lisa entre os anos de 1503 e 1506. Essa pintura traz uma mulher de perfil com um olhar sereno e um sorriso tímido. Acredita-se que a mulher pintada na obra seja Lisa del Giocondo, esposa de um rico comerciante florentino e vizinha de Leonardo da Vinci.

A construção da lenda da Mona Lisa
Diz-se que quem encomendou o quadro de Leonardo da Vinci era um nobre instalado em Florença. Duas vezes viúvo, Francesco del Giocondo casou em 1495 com uma jovem mulher de nome Lisa. Foi esta história que deu o nome a este pequeno quadro de uma dimensão de 77x53 cm.

A partir da exposição no Louvre a obra ficou famosa, mas não foi pela beleza ou técnica da pintura de da Vinci. Na verdade, Mona Lisa alcançou popularidade após ser roubada do museu.

As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.

Museu do Louvre (desde 1797)

"A vítima foi morta por estrangulamento.
Então é feito um cálculo da posição do varal que foi amarrado no pescoço da vítima, com os detalhes que foram fornecidos, além dos elementos das outras testemunhas e isso tudo ele tem que casar de novo inquérito policial", explicou Leisaloma.

Era 21 de agosto, 1911, quando o retrato enigmático da Mona Lisa desapareceu das salas do Louvre. Aproveitando um dia de fechamento do famoso museu de Paris, um ladrão penetrou na sala que abrigava a obra-prima de Leonardo da Vinci e arrancou o quadro.

A pintura "Mona Lisa", realizada pelo pintor renascentista Leonardo da Vinci, representa uma enigmática figura feminina sobre uma paisagem que tem sido interpretada como o retrato de uma dama, provavelmente florentina.

Há uma diferença singular entre as duas Mona Lisas: a Gioconda de Leonardo da Vinci tem o rosto mais fino e amarelado por camadas de pintura oxidada e não tem sobrancelhas. Ao fundo das duas “gêmeas” aparece uma paisagem montanhosa, que, na tela madrilenha, ficou escondida no século XVIII por um fundo opaco.

Integrada ao acervo do Museu do Louvre, em Paris, no século 19, a pintura não pode ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês. Mesmo assim, em 2014, especialistas estimaram o valor de mercado da obra. Segundo a pesquisa, a Mona Lisa custaria US$2,5 bilhões, algo em torno de 13 bilhões de reais.

Salvator mundi" (Salvador do Mundo)

O mais caro do mundo
A pintura "Salvator mundi" (Salvador do Mundo), de Leonardo da Vinci, foi leiloada em Nova York em 15 de novembro de 2017 por 450 milhões de dólares, tornando-se o quadro mais caro de todos os tempos. A pintura a óleo representando Cristo foi feita em madeira há 500 anos e mede 66 x 46 cm.

520

Pintura de Leonardo Da Vinci já ficou desaparecida entre 1911 e 1914 após um roubo. Publicado em 30 de maio de 2022 às, 11h10.

Após a Revolução Francesa, o quadro foi levado para o Museu do Louvre. O imperador Napoleão Bonaparte era um apaixonado pelo quadro e mandou colocá-lo nos seus aposentos. Durante as guerras com a Prússia, a Mona Lisa, bem como outras peças da coleção do Museu, foram escondidas num lugar seguro.