Quem foi Mussolini?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Benito Amilcare Andrea Mussolini foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo.

Além de subverter todos os pilares democráticos do país ao pregar o nacionalismo revolucionário, estabeleceu uma autoridade ditatorial por meio ilegais, assassinou seus inimigos políticos, aprovou invasões, reprimiu a classe trabalhadora, privou a liberdade de expressão e priorizou os ricos — o líder fascista conseguiu ...

Benito Mussolini foi o fundador e o grande líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943. Apesar de ter sido conhecido como um ardoroso socialista, na juventude, mais tarde Mussolini adotou ideais conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.

Mussolini queria que a Itália se juntasse à guerra – enfrentando-se com o Partido Socialista Italiano, que o expulsou devido à sua defesa pró-guerra. Em resposta, ele formou seu próprio movimento político, os Fasces de Ação Revolucionária, com o objetivo de encorajar a entrada na guerra.

O fascismo defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário de partido único para preparar a nação para o conflito armado e responder de forma eficaz às dificuldades económicas.

Deus, pátria e família é um lema que reflete os valores tradicionais de determinados movimentos políticos/sociais conservadores de expressão cristã.

Um grupo de comunistas italianos prendeu Mussolini e sua amante, Carla Petacci. No dia 28 de abril de 1945, ambos foram executados e tiveram seus corpos publicamente expostos em uma praça da cidade de Milão.

O fascismo se caracteriza por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, autoritário, antiliberal e antisocialista, anticomunista e nacionalista. Algumas características gerais: Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida pública e privada da população.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

O fascismo na Itália foi um período em que esse país foi governado por um partido político conservador, radical e de extrema-direita, de 1922 e 1943, embora tenha se sustentado no poder, de alguma forma, até 1945. O fascismo surgiu, em 1919, como uma organização paramilitar, transformando-se em partido em 1921.

Em 27 de abril de 1945, Mussolini e sua amante, Clara Petacci, que tentavam fugir para a Suíça, foram capturados pelos Partigiani. Rapidamente julgados, foram executados e seus corpos expostos na Piazzale Loreto, em Milão. Em 2 de maio de 1945, os nazistas se renderam na Itália.

Com estas palavras, em 24 de outubro de 1922, Benito Mussolini conclamou seus seguidores — muitos deles armados — na Praça do Plebiscito, em Nápoles, a tomar a capital italiana para pressionar o rei Vítor Manuel 3° a entregar a ele o poder.