Quem foi Nicodemos?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Nicodemos viveu no século I, foi um fariseu e contemporâneo de Jesus Cristo. Defendeu-o perante o Sinédrio e sepultou-o. Atribuem-lhe um evangelho apócrifo, outrora chamado de Atos de Pilatos.

Nicodemos pode ser considerado um dos muitos discípulos de Jesus. Era um homem ilustre e influente, e juntamente com José de Arimatéia cuidou do sepultamento de Jesus (João 19:38-42). Podemos dizer que Nicodemos não só compreendeu o que é nascer de novo, como de fato nasceu de novo para uma nova vida com Cristo.

Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.

Na Bíblia, em João 3:1-21, Jesus fala para Nicodemos, um fariseu, que para ver o Reino de Deus é preciso nascer de novo. Inicialmente, Nicodemos não entende, porque pensava que se tratava de um nascer de novo físico ou biológico.

Nicodemos, de acordo com o missionário, buscava resposta para suas dúvidas, que poderiam estar gerando uma crise em seu interior. “Seu elogio ou bajulação não impressionou Jesus, que mostrou a ele a necessidade de nascer de novo para chegar ao Céu (João 3:3).

Jesus ensina Nicodemos que todos precisamos nascer da água e do Espírito para entrar no reino de Deus. Jesus ensina que Ele é o Filho Unigênito de Deus, enviado para salvar a humanidade; João 4:1–42.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Ele voltará a aparecer mais duas vezes no evangelho de João, não durante a noite, mas em pleno dia, para defender Jesus (Jo 7,50-52) e para sepultar o corpo do Mestre (Jo 19,39).

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus.

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não anascer da água e do bEspírito não pode entrar no reino de Deus, 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.