Quem foi Galileu Galilei?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei, mais conhecido como Galileu Galilei, foi um astrônomo, físico e engenheiro florentino, às vezes descrito como polímata. Frequentemente é referenciado como "pai da astronomia observacional", "pai da física moderna", "pai do método científico" e "pai da ciência moderna".

Galileu Galilei foi um importante astrônomo, físico e matemático italiano. Ele é considerado um marco da revolução científica nas áreas da física e da astronomia. Os estudos de Galileu foram fundamentais para o desenvolvimento da mecânica (movimento dos corpos) e a descoberta sobre os planetas e os satélites.

Ingressou na Universidade de Pisa para cursar Medicina, mas demonstrou grande interesse pela Matemática. Inventou o primeiro termoscópio, uma espécie de termômetro. Construiu seu próprio telescópio em 1609 e deu início à observação do Universo.

Galileu Galilei nasceu em Pisa, em 15 de fevereiro de 1564. Iniciou estudos em Medicina, mas abandonou o curso. Realizou importantes contribuições para a Física, Matemática e Astronomia. Tornou-se um forte defensor do modelo copernicano, isto é, da ideia de que o Sol é o centro do Universo.

  • Telescópio
  • Celatone
  • Micrômetro
  • Compasso de proporção de Galileu
  • Escapamento de Galileu

O astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) ficou cego de um olho por observar eclipse com uma luneta. O uso de chapas radiográficas e filmes fotográficos velados podem ser um paliativo, desde que usados com cuidado.

A princípio, o Heliocentrismo também não era aceito cientificamente. No século XVII, um dos mais importantes estudiosos da astronomia, Galileu Galilei, o comprovou, com base em observações com lunetas. Porém, foi obrigado a retratar-se perante a Igreja, para não ser condenado à morte.

Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.

Ele foi pioneiro nessa técnica e, durante um experimento, Galileu provou a teoria a respeito da queda livre dos corpos. Na sua teoria, dois corpos soltos de certa altura chegam ao solo ao mesmo tempo, independente do peso.

telescópio

A invenção do telescópio por Galileu Galilei constituiu-se como um dos principais episódios da história da ciência.

Galileu resolveu usar o telescópio para estudar o “céu” (universo) e percebeu que vários aspectos não eram como outros filósofos e pensadores haviam dito. Entre os fatos que ele observou, o mais importante foi que a Terra não era o centro do cosmo, mas sim o Sol. Essa ideia ficou conhecida como heliocentrismo.

Tanto Galileu quanto Darwin foram pioneiros em suas áreas, usando a observação, experimentação e análise científica para formular teorias que tiveram um impacto duradouro no desenvolvimento da ciência.

galileuGalilei é considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna. Suas principais contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática. Passou a ser um dos pais da mecânica, parte da física que estuda os movimentos e suas causas.

De acordo com Koyré (2001), Galileu rejeita a concepção de um centro do universo, onde a Terra e o Sol estariam colocados. Para ele não sabemos onde estaria localizado o centro do universo ou e se existe um centro.

Em um primeiro momento, o astrônomo italiano pensou ter visto três estrelas em torno de Júpiter. Após semanas de avaliação, um quarto corpo apareceu e a partir disso ele sugeriu a existência de quatro satélites na órbita do planeta. Com isso, esses corpos ganharam o nome de Luas de Galileu.

A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.