Quem faz vasectomia tem que fazer exame todo ano?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 9 de agosto de 2023
3.9 / 5 10 votos

Apesar de a chance de reconexão ser mínima, o correto, para garantir que a vasectomia segue sendo efetiva, é repetir o exame de espermograma 12 meses depois da realização do procedimento cirúrgico.

Quanto tempo depois de fazer a Vasectomia posso fazer o espermograma ? Após a vasectomia é obrigatória a realização do exame de espermograma. Este exame geralmente pode ser coletado após vinte ejaculações. O objetivo é documentar a ausência de espermatozoides (azoospermia) no líquido ejaculado.

Ele não tem uma periodicidade definida, já que deve ser solicitado apenas após exame clínico. Nunca deve ser considerado o resultado de um exame isolado. Em casos de alterações no espermograma, o paciente deve repetir o exame observando-se um intervalo de 2 a 3 meses entre um exame e outro.

A vasectomia dura por muitos anos, sendo um procedimento sem prazo de validade. Após o procedimento o paciente é submetido a uma exame de espermograma para avaliar o sucesso da cirurgia. Em casos raros o paciente pode apresentar recanalização espontânea, que significa a ineficiência do procedimento anos depois.

Apesar de a vasectomia ser chamada de um método contraceptivo definitivo, é possível garantir, em alguns casos, a reversão, apenas com outra cirurgia. Entretanto, a taxa de sucesso da reversão pode variar. Um homem que passou pelo procedimento há mais de 5 anos, possui uma chance menor de reversão, por exemplo.

Em geral, os especialistas recomendam aos pacientes que ejaculem cerca de 15 a 30 vezes para, somente um tempo depois, realizar um espermograma para verificar a ausência de gametas no esperma.

É possível engravidar após vasectomia? A resposta é sim, existem alternativas de reversão da cirurgia ou técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV).

A viscosidade de um esperma grosso ou mais ralo pode indicar algumas patologias. Como a sua principal dúvida é sobre o esperma viscoso ou grosso, vamos começar explicando essa alteração. De modo geral, essa consistência do fluido pode indicar inflamação ou malformação da próstata ou vesícula seminais.

Muitos homens que já fizeram a vasectomia e resolvem posteriormente ser pais se questionam se é, de fato, possível. O questionamento é muito mais recorrente do que imaginamos. “De modo genérico, sim, é possível engravidar mesmo tendo feito a vasectomia.

Ainda que raro, é possível engravidar após vasectomia, principalmente nos 60 primeiros dias após o procedimento. Tempo em que alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal. Após esse período, pode ocorrer devido à falha técnica ou recanalização em 0,2% a 5,3% dos casos.

Sim! O sonho da maternidade e paternidade é possível de ser alcançado para casais onde o homem passou por cirurgia de vasectomia. A reversão é uma boa opção para estes casos. Todo homem pode realizar a cirurgia de reversão da vasectomia, independente do tempo vasectomizado.

Depois de 10, 11 anos, a chance do canal deferente se manter pérvio, aberto para a passagem dos espermatozóides, é menor. Porém, mesmo homens vasectomizados há mais de 15 anos, também conseguem ser pais novamente.

Desvantagens da vasectomia
A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez. A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.