Quem faz dieta pode tomar milk-shake?

Perguntado por: mmota4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Quem inclui o shake na dieta costuma ter como objetivo perder peso. A realidade é que o suplemento pode ser usado como uma opção prática para lanches ou refeições, ou até mesmo incrementar a alimentação como uma opção com poucas calorias.

"Limitando a frequência, quantidades e fazendo boas escolhas, não há nenhum problema em tomar um sorvete depois de uma ou outra refeição", esclarece Beatriz Schwan, nutricionista parceria da Perfetto.

Especialmente se for um milkshake de baixa caloria, a delícia é capaz de facilitar o aumento da massa muscular de quem está se exercitando (e não o acúmulo de gordura, como muitos podem imaginar). Sem contar que ela é ótima para dar energia durante o treino, não é?

Tanto é que pode ser consumido de duas a três vezes por semana. O milk-shake, que tem mais cara de sobremesa, está liberado apenas uma vez por semana.

A primeira sugestão é bater uma colher de whey protein sabor baunilha com uma xícara de água gelada e ¼ de banana congelada. Você pode ainda usar uma xícara de leite de amêndoa ou leite desnatado com uma colher de proteína em pó sabor baunilha.

Com 15 receitas de shake, o menu assinado pela nutricionista Roseli Rossi tem 1200 calorias por dia e pode ajudá-la a secar até 5 quilos em um mês. Combine as opções de refeições como preferir (você pode eleger um café da manhã e repeti-lo nos dias que quiser).

A nutricionista recomenda adoçar o leite com mel, carboidrato simples que facilita a absorção de triptofano. Um copo de leite desnatado adoçado com uma colher de sopa de mel tem em média 150 calorias.

30 minutos

Então, consumindo caseína – que, segundo Snijders, é mais lentamente digerida e absorvida em comparação com o soro de leite – seus músculos estão recebendo combustível extra para crescer. O ideal é beber um shake cerca de 10 a 30 minutos antes de dormir, de acordo com Snijders.

Ou seja, qualquer pessoa pode tomar whey mesmo sem treinar. No processo de emagrecimento nosso corpo precisa de energia para construir músculos (ou mantê-los) para que nosso gasto calórico aumente. Estudos mostram que poucas pessoas atingem sua necessidade diária de proteínas.

Alimentos açucarados, como bolos, sorvetes e rosquinhas, têm muitas calorias, mas poucos nutrientes. Este tipo de alimentação deve ser evitada. "Deve-se priorizar comida de verdade, frutas, legumes, verduras, ovos e carnes magras", lembra Catiene Chieppe.