Como cozinhar milho sem ser na panela de pressão?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Leve a panela para o fogo alto. Quando começar a ferver, aguarde de 30 a 40 minutos. O tempo pode variar conforme a safra do seu milho, use um garfo para testar se as espigas estão macias.

Serão necessários 15 minutos, após pressão, para as espigas ficarem prontas. Mas, há quem prefira cozinhar na panela convencional, o que também é uma possibilidade. Por meio dela, o tempo de cozimento do milho salta para 40 minutos.

Modo de preparo
Assim que a água ferver, coloque ½ colher (sopa) de sal e junte as espigas de milho. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que os grãos de milho estejam macios. Com uma pinça, retire as espigas da panela, escorra bem a água, e transfira para uma travessa.

Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água e coloque uma pitada de açúcar. Depois é só levar ao fogo de 10 a 15 minutos. Verifique com um garfo e veja se ele está mole. Escorra e aproveite.

Cozinhar o milho na panela de pressão pode ajudar a preservar esses nutrientes, pois o tempo de cozimento é reduzido. Além disso, o milho na panela de pressão é uma opção mais rápida e conveniente do que outros métodos de cozimento, como cozinhar o milho em água fervente.

Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole.

Por ser uma ótima fonte de fibras, o milho aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome ao longo do dia e ajudando, assim, a emagrecer. No entanto, para favorecer o emagrecimento, o milho deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à prática regular de atividades físicas.

Leve a panela para o fogo alto. Quando começar a ferver, aguarde de 30 a 40 minutos. O tempo pode variar conforme a safra do seu milho, use um garfo para testar se as espigas estão macias.

Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Um outro método interessante é transformar o milho em pipoca, utilizando apenas azeite e sal marinho no preparo. A pipoca é um lanchinho que auxilia na manutenção da saciedade devido ao alto teor de fibras – orienta a especialista. Valores referentes a uma porção de 100 gramas de milho cozido: Calorias: 98 Kcal.

Alguns aconselham a colocar uma colher de sopa de açúcar na água do cozimento para acentuar o sabor doce do milho. Depois de cozido, não escorre a água. Acrescente uma colher de sopa de sal e deixe esquentando mais um pouco para o sal penetrar.

É aquele grão de milho que na sua composição possui maior quantidade de endosperma vítreo, assim quanto maior endosperma vítreo mais dura é a textura do grão.

Passou do ponto e ficou aquele milho duro? Calma, que tem solução. Segundo Ravioli, o segredo é soltar o grão da espiga, refogar na manteiga com um pouquinho de farinha, adicionar leite (ou creme de leite), parmesão e bater tudo no liquidificador! “Você terá um delicioso creme de milho", garante o chef.