O que tem no maxixe?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O maxixe é rico em proteína, cálcio e vitamina c, servindo como um importante item no plano alimentar de atletas de alta intensidade.

Controle da glicemia, do colesterol, da pressão arterial, do apetite, fortalecimento da imunidade e prevenção da anemia ferropriva são apenas alguns dos benefícios do maxixe para a saúde, os quais abordaremos com mais detalhes abaixo.

Por ter muitas fibras, o maxixe não é indicado para pessoas com diverticulite. Para bebês, o ideal é esperar pelo menos chegar aos seis meses. Pessoas que têm alguma dificuldade em mastigar ou engolir devem ter cautela. Como o maxixe cru é duro, o ideal para esses indivíduos é o maxixe cozido que fica mais macio.

Além dos benefícios citados anteriormente, o maxixe pode contribuir para a perda de peso. Ele apresenta uma baixa quantidade de calorias (3,64 calorias) e é rico em fibras, o que contribui para maior saciedade e ajuda a controlar o apetite - itens essenciais para redução de peso.

Propriedades nutricionais do maxixe
É fruta emoliente, catártica, hidragoga, anti-helmíntica, antiemética e anti-hemorroidal, considerada útil nos casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômito.

A nutricionista ressalta que a melhor maneira de consumir maxixe é comer o fruto cru, podendo ser utilizado no preparo de sucos (apenas retire a casca) ou cortado em rodelas e preparado com outras saladas (como tomate e cenoura, por exemplo).

Pesquisa de Alimento
Outras quantidades: 1 xícara - 55kcal, 1 porção - 55kcal, mais...

Controla o diabetes; Auxilia o sistema imunológico; Elimina as manchas brancas das unhas; Diminui o enjoo e o mal-estar.

O agrônomo Chukichi Kurosawa explica que o maxixe-bravo ou pepino-ouriço é uma planta encontrada principalmente na caatinga do sertão brasileiro, mas é de origem africana. Ele é tóxico e pode causar problemas de saúde.

Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.

Contribui no controle de diabetes: além de conter fibras, o quiabo possui baixo índice glicêmico, ou seja, sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue que sobrecarregam o pâncreas, podendo ser consumido moderadamente por diabéticos.

Simples e fácil de fazer, o suco de maxixe pode auxiliar no controle da diabetes. A bebida deve ser ingerida duas vezes por dia, sempre em jejum e/ou 30 minutos após o jantar. OBS: A glicemia deve ser medida diariamente para não baixar demais, principalmente para quem toma medicação ou insulina diária.

Para prepará-la, basta usar cinco gramas da planta para cada 100 ml de água – também é recomendada para lavagens, uma vez que alivia a inflamação da hemorroida.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção.