Quais os benefícios do maxixe para o diabético?

Perguntado por: dfogaca9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Além disso, o maxixe contém flavonoides, uma classe de compostos bioativos que melhora a sensibilidade à insulina, ajudando na prevenção e no tratamento da resistência à insulina e diabetes.

Veja como preparar o suco:
– Raspe um maxixe e corte-o ao meio. – Adicione 1 copo d'água e bata tudo no liquidificador por cinco minutos. Coe e beba. L.O.

O quiabo não deve ser usado como tratamento para o diabetes, pois não existe comprovação científica sobre os seus benefícios na terapia contra essa doença.

Como consumir
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de maxixe, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia. O maxixe tem um sabor suave e pode ser consumido cru em preparações como sucos, saladas e conservas.

Controla o diabetes; Auxilia o sistema imunológico; Elimina as manchas brancas das unhas; Diminui o enjoo e o mal-estar.

Controle da glicemia
Ou seja, ao adicionar o maxixe junto a um prato com arroz, por exemplo, o vegetal ajudará no controle do índice glicêmico da refeição, consequentemente, melhorando os níveis de açúcar no sangue.

Por ter muitas fibras, o maxixe não é indicado para pessoas com diverticulite. Para bebês, o ideal é esperar pelo menos chegar aos seis meses. Pessoas que têm alguma dificuldade em mastigar ou engolir devem ter cautela. Como o maxixe cru é duro, o ideal para esses indivíduos é o maxixe cozido que fica mais macio.

O suco de chuchu com limão ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue devido ao seu alto teor de fibras, prevenindo a resistência do organismo à insulina e o desenvolvimento da diabetes. Além disso, o chuchu também ajuda a controlar os níveis de glicose em pessoas que já possuem a diabetes.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).

Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.

Ele ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo, especialmente o LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Além disso, atua na prevenção da anemia, graças a grande quantidade de ferro em sua composição.