Quem está de dieta pode comer macarrão?

Perguntado por: idrumond3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

No caso do macarrão, a sua versão integral conta com mais fibras e quantidades um pouco maiores de vitaminas e minerais. Desse modo, é uma opção mais nutritiva e saudável, ideal para quem busca um cardápio equilibrado e, consequentemente, a perda de peso.

Macarrão é base de uma das dietas mais saudáveis do mundo
Ela utiliza como da alimentação vegetais, peixes, azeite de oliva, molho de tomate, grãos, carnes magras e…

O segredo está na quantidade de massa ingerida – uma porção de 85 gramas é a recomendação diária ideal.

A conclusão, então, é que o macarrão integral talvez seja a melhor opção. Mas se você não gosta muito dele, não precisa se preocupar. É possível, por exemplo, combinar o ingrediente refinado com legumes, verduras e folhas, para garantir mais fibras durante a refeição.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

De acordo com a nutricionista, o macarrão se torna um alimento calórico somente quando é utilizado em excesso ou com acompanhamentos gordurosos. Se respeitado o porcionamento de 80g de macarrão cru por pessoa e escolher o molho correto, ele pode ser utilizado inclusive em dietas para perda ou controle de peso.

3. Macarrão integral: O destaque da especialista vai para o macarrão integral, a melhor opção para quem busca uma alimentação saudável e sem aumento de peso. Isto porque trata-se de um carboidrato complexo, que demora a ser digerido e prolonga a sensação de saciedade.

Graças ao triptofano e as vitaminas B contidos na massa, uma porção de macarrão no jantar (80 gramas) também pode ajudar amenizar a insônia, relaxar e não engordar.

“No caso do macarrão, um dos maiores mitos sobre o alimento é que ele engorda, principalmente se for consumido antes de dormir, mas consumir massa dentro de uma dieta saudável não atrapalha o emagrecimento.

"Comer um macarrão bem preparado de duas a três vezes por semana não faz mal. Basta que o prato seja balanceado com outros tipos de alimento", conclui. Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa.

Para quem não sabe, 100 gramas de arroz contém aproximadamente 130 calorias, delas 28 gramas de carboidratos, Ou seja: ele pode, sim, estar presente em uma dieta de emagrecimento. Além disso, o arroz é rico em aminoácidos, vitaminas e minerais, independentemente do tipo.

Embora seja rico em fibras e tenha muitos nutrientes, o feijão é um alimento pouco calórico. Uma porção de 60 gramas de feijão tem apenas 205 calorias. Por suas características, o feijão aumenta a sensação de saciedade de quem o consome, o que é ótimo para aqueles que estão fazendo algum tipo de dieta de emagrecimento.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.

Tanto o macarrão quanto o arroz são carboidratos, que são uma das principais fontes de energia do corpo. Quando consumidos em quantidades adequadas e dentro de uma dieta equilibrada, eles não devem causar ganho de peso significativo.