Quantas vezes por semana pode comer macarrão?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

"Comer um macarrão bem preparado de duas a três vezes por semana não faz mal. Basta que o prato seja balanceado com outros tipos de alimento", conclui. Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa.

As proporções de macronutrientes significam que pode ser saudável comer entre 1,2 e 6,5 vezes mais carboidratos em um dia do ... De fato, comer macarrão todos os dias não é recomendado.

Estudos científicos comprovam que as massas podem e devem entrar nas refeições diárias de qualquer pessoa. A quantidade ideal de carboidrato (massas, cereais, pães) é de 6 a 11 porções por dia.

O segredo está na quantidade de massa ingerida – uma porção de 85 gramas é a recomendação diária ideal.

Como a maioria dos alimentos, não tem apenas macronutrientes, mas também micronutrientes. Uma xícara de macarrão cozido contém cerca de um quarto da ingestão diária recomendada de vitaminas B1 e B9, metade da ingestão recomendada de selênio e 10% das nossas necessidades de ferro.

Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar. No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

Uma opção é acrescentar proteína ao molho como o frango desfiado ou a carne moída. Adicione legumes e vegetais ao macarrão e torne a refeição mais completa e nutritiva. Pode ser abobrinha refogada, brócolis, cenoura, escarola.

O macarrão integral é preparado com farinha de trigo integral, no lugar da farinha de trigo comum, por isso contém mais fibras. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a fome, melhoram o funcionamento do intestino e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

O macarrão quando consumido à noite pode auxiliar na redução do estresse, no combate a insônia e não engorda.

Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.