Como saber se o macarrão está no ponto?

Perguntado por: haraujo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Para verificar se o macarrão está pronto, jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, passou do ponto. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento.

Ponto “Al Dente”
Portanto, durante o cozimento, pegue uma massa e corte-a, se a massa ainda estiver com uma coloração branca no meio, você deve esperar por mais alguns minutinhos. Quando estiver cozida por dentro, é sinal de que a massa está na consistência correta.

A expressão “macarrão al dente” vem do italiano e significa, nada mais nada menos, do que “ao ponto”. No Brasil, algumas pessoas também o chamam de “macarrão ao dente”. Mas que ponto é este afinal? O chamado de cozimento perfeito é quando a massa já não está crua, mas também não está macia demais.

Muitas pessoas caem no erro de quebrar a massa longa, como o espaguete e o talharim, na hora de cozinhar. Mas a verdade é que isso é um erro que não deve ser cometido, pois esse tipo de massa deve ir inteiro para a panela.

É fundamental que a água esteja fervendo quando você colocar o macarrão, caso contrário, ela ficará mais tempo na água não-fervente e irá se tornar pegajosa e grudenta.

O centro de massa de um corpo é um ponto que se comporta como se toda a massa do corpo estivesse concentrada sobre ele. Quando um objeto é homogêneo, o centro de massa coincide com o seu centro geométrico. Porém, isso nem sempre ocorre, e o centro de massa não precisa nem mesmo de estar dentro do corpo.

“O padeiro deve ser capaz de determinar se a massa fermentou o suficiente ao pressionar levemente o pão com os dedos. Então, o pão que estiver pronto para ir ao forno, ao ser pressionado deve retornar à posição anterior deixando uma leve marca.

Al dente é o termo italiano usado para descrever massa que é cozida até que ofereça uma ligeira resistência à mordida. A tradução do italiano seria “ao dente”. Na culinária italiana contemporânea, o termo identifica a consistência ideal para massas e envolve um breve tempo de cozimento.

Em gastronomia denomina-se al dente ao estado de cozimento da massa (e ocasionalmente do arroz) que, estando cozida, oferece alguma resistência (firmeza) ao ser mordida. A massa fica firme mas não dura.

Existe algum problema? Sim, há a possibilidade dos pontos saírem sozinhos, porém, quando isso ocorre, é necessário uma avaliação do profissional responsável pela cirurgia. Qualquer comprometimento relacionado às suturas pode acabar danificando o sucesso do procedimento operatório realizado.

O maior segredo é colocar a quantidade correta de água para ter a diluição do amido e a massa não grudar. Quando colocamos óleo ou azeite na água, a massa fica escorregadia, o que faz com que o molho também escorregue. Ou seja: o molho não gruda", explica.