Quem está com faringite pode tomar gelado?

Perguntado por: acardoso2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Embora o gelado do sorvete ou das bebidas possa causar um alívio momentâneo, ele só ajudará se a dor de garganta for causada por um fator irritante, como a poluição. No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso.

Recomendações para quem está com faringite
Evite ficar em ambientes fechados por muito tempo; Chupar pastilhas para garganta a cada 2 horas pode ajudar a aliviar os sintomas.

Em alguns casos, o gelado pode até aliviar a dor se houver alguma inflamação. Vale lembrar que se o paciente tomar algo extremamente gelado, em temperatura baixa extrema, pode causar certa irritabilidade em alguns casos.

Quando se consome bebidas e alimentos muito gelados é natural que haja um choque térmico dentro do organismo, o que acaba paralisando estruturas ciliares presentes nas mucosas que revestem as vias aéreas, como boca, garganta e nariz.

Se a sua garganta estiver inflamada, tomar bebidas geladas pode melhorar a tosse. Sim, isso mesmo… Porque os líquidos (em baixas temperaturas) funcionam como anti-inflamatórios. Então, nesse caso, está liberado tomar, por exemplo, uma água ou um suco natural gelado.

Durante a faringite viral, pode ser que a garganta fique seca, o que piora a irritação e o desconforto. Para evitar isso, é fundamental beber bastante água, mantendo a mucosa hidratada e contribuindo para sua limpeza.

Os fatores agressores como o tabaco, a inalação de tóxicos ambientais, o álcool, o refluxo esofágico, que ao provocarem uma irritação persistente na mucosa respiratória, facilitam os processos infeciosos, são muito importantes na etiopatogenia da faringite.

Por outro lado, tomar gelado piora a tosse quando temos uma irritação que afeta os cílios que estão presentes na laringe. Isso porque ela pode gerar desconforto a uma região que já está bem sensível. Esse efeito pode ocorrer quando a temperatura externa está baixa ou alta.

Tomar sorvete causa laringite? Em geral, bebidas e alimentos gelados não causam dor nem inflamação na garganta, mas podem piorar um quadro inicial de faringite ou laringite. O recomendado é evitar consumir esse tipo de produto quando já estiver com os sintomas.

Ao contrário do que diz a crença popular, quem está com a garganta inflamada pode tomar água gelada normalmente, se assim preferir.

"Não há evidência científica que a ingesta de alimentos gelados durante um processo infeccioso, seja ele viral ou bacteriano, terá uma piora da evolução desse paciente. Então, a princípio, a ingestão é liberada e trata-se de um mito de piora clínica, de resfriado com a ingesta de alimentos gelado", relata.

“Se estamos com o organismo muito quente, a bebida gelada pode causar a diminuição do batimento ciliar (que são estruturas que a gente tem nas mucosas do trato aerodigestivo). Desse modo, a diminuição do movimento dos cílios pode fazer com que tenhamos irritações e até inflamações na garganta”, diz o especialista.

O que pode trazer malefícios é a variação brusca de temperatura: quando o organismo está muito quente, o contato com a bebida gelada pode causar irritações na garganta, provocando aquela sensação de dor e incômodo.