Qual o remédio bom para laringite e faringite?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Na constatação de uma faringite viral, há o uso de analgésicos e anti-inflamatórios no alívio dos sintomas. Da mesma forma, hidratar-se é fundamental. Na faringite bacteriana, há o uso de antibióticos como a penicilina, eritromicina e amoxicilina. Assim, os medicamentos passam por via oral ou injeção.

Tratamento da laringite
paracetamol) para aliviar a dor, anti-inflamatórios, antibiótico (indicado na laringite bacteriana), entre outros.

Nas faringites bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos como penicilina, eritromicina e amoxicilina. Os medicamentos são administrados por via oral ou injeção. Os sintomas geralmente melhoram 48 horas depois do início do tratamento ou antes quando o medicamento é injetável.

Como é o tratamento da laringite? Geralmente, o tratamento da laringite é feito com medicamentos que aliviem os sintomas apresentados, além de repousar a voz e de manter-se bem hidratado. Caso a laringite seja causada por conta de uma bactéria, o paciente pode ter que fazer o uso de medicamentos como antibióticos.

A diferença entre as duas infecções é que, na faringite, quando se tem um componente alérgico, há a sensação de coceira na gargante – sintoma que não é comum na amigdalite. A laringite nada mais é que a inflamação das cordas vocais ou o inchaço dessas cordas. O principal sintoma é a perda da voz ou a rouquidão.

Muitos departamentos de emergência usam prednisolona VO para o tratamento da laringite como uma alternativa mais facilmente disponível do que a dexametasona.

Tente não sussurrar, gritar ou usar demais a sua voz, porque isto pode piorar a laringite. Se a laringite for causada por outra doença, como um refluxo gastresofágico, bulimia ou um crescimento anormal na laringe, seu médico irá tratar esta doença.

A prednisona pode ser utilizada em casos selecionados de tosse. As três principais indicações são a laringite grave em crianças, a tosse que persiste por mais de 2 semanas após cura de um quadro infeccioso das vias respiratórias altas e os pacientes com tosse intensa por quadros de asma.

A laringite aguda é o tipo mais comum e costuma ser decorrente de infecções virais respiratórias, possuindo duração de menos de uma semana. Já a laringite crônica se estende por semanas e necessita de um cuidado maior, já que pode progredir e provocar complicações mais graves nas cordas vocais.

Os sintomas mais típicos da laringite são a rouquidão e a perda da voz. Dor na garganta também é comum. O pigarro e a sensação de ter que limpar a garganta frequentemente também podem ser sinais de laringite.

Remédios naturais para garganta inflamada

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de limão com mel e gengibre. ...
  3. Chá de camomila com mel. ...
  4. Chá de malva, sálvia ou alteia. ...
  5. Vitamina de morango com mel.

Dentre os vírus que mais estão associados à faringite pode-se citar o adenovírus, o rinovírus, o vírus da parainfluenza, o Herpes simplex, o Epstein-Barr e o citomegalovírus. Com relação às bactérias, o principal agente é o estreptococo do grupo A, que pode causar sequelas pós infecciosas, como a febre reumática.

Gargarejo com água morna e sal
Para fazer o gargarejo, coloque uma pitada de sal, cerca de 3g, em um copo de 250ml de água morna. É recomendado repetir o processo ao menos três vezes ao dia, enquanto durarem os sintomas.

A laringite aguda é motivo de muitas idas à urgência, sobretudo noturnas, altura em que a dificuldade respiratória parece piorar, devido ao ambiente quente da cama.

Tosse seca, bem característica e conhecida como “tosse de cachorro” ou “barking cough”. Rouquidão.