Qual xarope é bom para tosse de faringite?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os remédios mais usados para o tratamento de faringite são: Androfloxin. Arflex. Astro.

Benatux é indicado como auxiliar no tratamento de sintomas, tais como tosse, irritação da garganta e faringite, provocados por complicações das vias aéreas superiores.

A faringite costuma desaparecer depois de cinco a sete dias, sendo que podem ser usados alguns medicamentos, como pastilhas para a garganta, para aliviar os sintomas. Também é recomendado repousar e descansar a voz, além de aumentar a ingestão de líquidos e manter-se hidratado.

Geralmente a faringite aguda é uma condição que se resolve sozinha, após uma semana de duração.

Além do efeito anti-inflamatório, a prednisona proporciona efeito antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides. Prednisona serve para dor de garganta? A prednisona pode ser útil em pacientes que têm a dor de garganta como sintoma.

A prednisona deve ser tomada uma vez ao dia, de preferência de manhã, ao acordar. Eventualmente, quando as doses forem altas, o médico pode prescrever a prednisona em dias alternados (dia sim, dia não).

Difenidramina. A difenidramina é um anti-histamínico, ou seja, um fármaco antialérgico. Sua principal indicação é nas faringites de origem alérgica, sendo um pouco menos efetiva que as pastilhas citadas acima para as dores de garganta de origem infecciosa.

Muitos departamentos de emergência usam prednisolona VO para o tratamento da laringite como uma alternativa mais facilmente disponível do que a dexametasona.

A laringite e faringite ocorrem por inflamações virais ou infecções bacterianas. Ambas as doenças têm sintomas parecidos e, por isso, é fácil confundi-las. Entretanto, elas possuem tratamentos e tempos de cura diferentes.

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Dentre os vírus que mais estão associados à faringite pode-se citar o adenovírus, o rinovírus, o vírus da parainfluenza, o Herpes simplex, o Epstein-Barr e o citomegalovírus. Com relação às bactérias, o principal agente é o estreptococo do grupo A, que pode causar sequelas pós infecciosas, como a febre reumática.

O paciente com faringite viral pode ter, também, coriza, febre baixa (de até 38,5 °C) e tosse. Já a faringite bacteriana pode causar dores no corpo, aumento de linfonodos cervicais e retroauriculares — ínguas no pescoço e atrás da orelha —, secreção purulenta nas amígdalas e febre alta de início abrupto.