Qual a diferença entre dor de garganta e faringite?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Os sintomas da Amigdalite incluem dor de garganta, febre, dificuldade e dor ao engolir, amígdalas inchadas com ou sem pus, gânglios linfáticos inchados no pescoço, dor de cabeça e fadiga. Na Faringite, os sintomas também são dor de garganta e dificuldade para engolir.

Sintomas da faringite bacteriana

  1. Dor de garganta;
  2. Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
  3. Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas;
  4. Dores no corpo;
  5. Pode haver formação de secreção purulenta nas amídalas;
  6. Febre alta que começa subitamente e pode chegar a 39℃.

O paciente com faringite viral pode ter, também, coriza, febre baixa (de até 38,5 °C) e tosse. Já a faringite bacteriana pode causar dores no corpo, aumento de linfonodos cervicais e retroauriculares — ínguas no pescoço e atrás da orelha —, secreção purulenta nas amígdalas e febre alta de início abrupto.

A faringite é um tipo de inflamação que afeta a faringe, uma estrutura do corpo humano localizada acima da garganta responsável por conectar a boca e o nariz ao resto do sistema digestivo e respiratório do nosso corpo.

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

O tratamento para faringite depende do agente causador da doença. Em casos de faringite viral, o tratamento é feito com o uso de antinflamatórios e analgésicos. Na faringite bacteriana, é prescrito o uso de antibióticos, como amoxicilina e penicilina.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Um quadro de faringite alérgica com tosse pode demorar até dez dias para passar, com o sintoma indo e voltando ao longo desse período. Diferentemente da faringite viral, essa condição costuma ser crônica, ou seja, pode persistir por mais tempo e voltar a se manifestar ao longo da vida.

Além disso, o excesso de açúcar e de gordura nos alimentos pode prejudicar ainda mais a inflamação na garganta. Como já comentado, a inflamação de garganta é causada, principalmente, por quadros como amigdalites e faringites de origem viral, muito associadas aos resfriados e às viroses.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Chá de limão com mel e gengibre
O limão é um dos ingredientes mais presentes nos remédios caseiros para garganta, juntamente com o mel. Isso porque o limão é rico em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.

Além do efeito anti-inflamatório, a prednisona proporciona efeito antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides. Prednisona serve para dor de garganta? A prednisona pode ser útil em pacientes que têm a dor de garganta como sintoma.

8 estratégias para aliviar a dor de garganta

  1. Falar menos. ...
  2. Tomar muita água. ...
  3. Evitar a friagem. ...
  4. Contar com o apoio de chás. ...
  5. Investigue a causa de dores frequentes. ...
  6. Evitar o contato com a fumaça do cigarro. ...
  7. Tirar alguns alimentos do prato durante a crise. ...
  8. Usar pastilhas para a garganta.

A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.