Onde se localiza a faringite?

Perguntado por: isoares9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A faringite é um tipo de inflamação que afeta a faringe, uma estrutura do corpo humano localizada acima da garganta responsável por conectar a boca e o nariz ao resto do sistema digestivo e respiratório do nosso corpo.

O paciente com faringite viral pode ter, também, coriza, febre baixa (de até 38,5 °C) e tosse. Já a faringite bacteriana pode causar dores no corpo, aumento de linfonodos cervicais e retroauriculares — ínguas no pescoço e atrás da orelha —, secreção purulenta nas amígdalas e febre alta de início abrupto.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Além disso, o excesso de açúcar e de gordura nos alimentos pode prejudicar ainda mais a inflamação na garganta. Como já comentado, a inflamação de garganta é causada, principalmente, por quadros como amigdalites e faringites de origem viral, muito associadas aos resfriados e às viroses.

Quanto tempo dura a dor de garganta? Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias.

A faringite bacteriana por streptococos, se não devidamente tratada, pode desencadear uma febre reumática, que consiste numa alteração imunitária crónica que pode provocar inflamação nas articulações, no coração, nos rins, no encéfalo, etc.

Na faringite (faringoamigdalite), pode realizar testes com swabs de garganta para identificar infecção por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A ou N.

Tosse, coriza, e diarreia são mais comuns na faringite viral. Os exames laboratoriais disponíveis incluem cultura da garganta e teste de detecção rápida de antígeno.

Uma faringite bacteriana que pode trazer sérios problemas ao paciente é a estreptocócica – bactéria responsável por muitos casos de faringite nas crianças e por cerca de 10% nos adultos. O intervalo de tempo entre a contaminação e o surgimento dos primeiros sintomas é de 24 a 72 horas, mas pode durar até duas semanas.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

Como é a tosse da faringite? Na maioria dos casos, a tosse da faringite é seca e surge por conta da inflamação na garganta, que fica seca e vulnerável a agentes irritantes. Porém, pode ser que o muco fique mais opaco e esbranquiçado, transformando-a em tosse produtiva.

A faringite se transmite através de gotículas eliminadas durante espirros ou tosse. O contato com uma pessoa afetada aumenta o risco de faringite aguda. Infecções virais são mais comuns no verão e no outono e muitas vezes levam ao nariz congestionado.

Remédios naturais para garganta inflamada

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de limão com mel e gengibre. ...
  3. Chá de camomila com mel. ...
  4. Chá de malva, sálvia ou alteia. ...
  5. Vitamina de morango com mel.

A faringite viral pode ainda ter alguns sintomas peculiares, como tosse, coriza, conjuntivite e, eventualmente, febre. Já a faringite bacteriana difere da viral porque geralmente tem um início abrupto e sintomas mais agudos, como febre muito alta e presença de pus na garganta.