Quem está com anemia pode comer chocolate?

Perguntado por: ubeiramar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Café, chá preto, mate, guaraná natural, refrigerantes, queijo, leite, iogurte, sorvete, pudim, chocolate e farelos, alteram o aproveitamento do ferro. Portanto é necessário evitar o seu consumo no almoço e no jan- tar, junto com os alimentos ricos em ferro.

Também é comprovado que o cacau é capaz de auxiliar no tratamento da anemia, uma vez que ele é rico em ferro.

As principais causas são: deficiências de ferro, doenças inflamatórias e infecções, doenças hematológicas e insuficiência renal crônica.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

Alimentos que devem ser evitados
Durante o tratamento para anemia, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio junto com as refeições ricas em ferro, pois o cálcio diminui a absorção de ferro no intestino.

Além disso, os fitatos e taninos, devem ser evitados junto ao consumo de ferro. Eles estão presentes na composição do café, do chá preto e do chá mate e também prejudicam a absorção do mineral no intestino.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Para diagnosticar a anemia, o médico pode realizar uma avaliação clínica e exames físicos. Por exemplo: observar sinais de palidez, alterações de pele, taquicardia e dispneia, no caso das anemias mais graves. Além disso, exames laboratoriais também auxiliam no diagnóstico.

Duração do Tratamento
Normalmente, isso leva cerca de seis meses. Se o ferro oral não aumentar os níveis de hemoglobina, há várias razões possíveis para isto.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

A primeira fruta para combater a anemia é o limão. Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, também conta com excelentes níveis de ferro.

Sim, o ovo é uma ótima fonte de nutrientes para quem passa pelo problema. A anemia é uma condição causada pela deficiência de ferro no organismo, e a gema do ovo é rica nesse mineral. Em sua tabela nutricional, você encontrará outras vitaminas e minerais essenciais para a saúde, como a vitamina B12.

Alimentos para anemia
No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Suco de kiwi e maçã
Essa vitamina C aumenta a capacidade do organismo de absorver ferro, contribuindo no combate contra a anemia. Já a maçã, além de ser rica em vitamina C, também é rica em ferro, podendo ajudar mais diretamente no combate contra a anemia.

Evite alimentos que prejudicam a absorção do ferro não heme: chá, café, cereais integrais, espinafre, gema do ovo, chocolate, alimentos ricos em cálcio como leite e derivados.