Quem é o transmissor da toxoplasmose?

Perguntado por: arocha3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Vários animais domesticados e de produção podem ser transmissores; os mais conhecidos são os gatos, mas a lista inclui bovinos, suínos, caprinos, aves, animais silvestres. Transmissão: O gato contrai a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados.

As principais vias de transmissão da toxoplasmose são: Via oral (ingestão de alimentos e água contaminados) Congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.

Tem como agente infeccioso Toxoplasma gondii é uma espécie de protozoário, parasito intracelular obrigatório, da família Sarcocystidae, que infecta grande variedade de aves e mamíferos, inclusive o homem. A infecção pelo Toxoplasma é muito comum no homem, nos animais domésticos e silvestres.

Tipos de toxoplasmose

  1. Toxoplasmose ocular. A toxoplasmose ocular acontece quando o parasita atinge o olho e afeta a retina, causando uma inflamação que pode levar à cegueira se não for tratada a tempo. ...
  2. Toxoplasmose congênita. ...
  3. Toxoplasmose cerebrospinal ou meningoencefálica.

O que é? A neurotoxoplasmose é uma grave doença neurológica causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Esse protozoário pode causar lesões cerebrais em pessoas com alterações imunes. Em pessoas com a imunidade normal, o organismo combate o protozoário e não permite o desenvolvimento dessas lesões.

Esse parasita está presente na musculatura de uma série de animais – como cães, gatos, bovinos, porcos, equinos e até aves. O único animal capaz de transmitir – e eliminar a forma infectante deste protozoário no meio ambiente – é o gato, por meio das fezes.

É o primeiro passo para evitar doenças, sejam elas doenças de pele ou infecciosas”, ressalta. Seres humanos podem transmitir a toxoplasmose. As formas da transmissão podem ocorrer pela gestação, da mãe para o feto, ou durante a amamentação.

Os protozoários possuem vida livre, porém, alguns são parasitas de outro organismo (como os animais e nós, os seres humanos). Os parasitas, geralmente são transmitidos através de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham os cistos desses microrganismos.

O parasito foi descoberto em 1908 por Nicolle & Manceaux no gondi, que é um roedor do norte da África, porém sabe-se que quase ao mesmo tempo Splendore descobriu o parasito em coelho no Brasil (REY, 2008).

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

2) A forma mais grave de infecção é a transmissão transplacentária (a mãe transmite a doença para seu bebê durante a gravidez). Nesta forma de infecção, podem ocorrer malformações fetais e aborto.

→ Transmissão da toxoplasmose
A toxoplasmose é transmitida para o homem, principalmente, devido à ingestão de oocistos, os quais podem estar presentes no solo, água e alimentos de origem vegetal, ou por meio da ingestão de carne apresentando cistos teciduais.

A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação de sintomas da doença é rara. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o feto, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, deficiência mental e convulsões.

Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida. Esses casos podem ter, com maior frequência, sequelas graves, como acometimento visual em graus variados, acometimento mental, alterações motoras e perda auditiva.

O Exame Toxoplasma igG é usado para identificar a presença ou não do anticorpo igG no corpo humano. Quando o resultado é positivo, a pessoa já foi ou está infectada.

O diagnóstico da toxoplasmose é apoiado, principalmente, pela realização de exames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos de exames para uma avaliação mais precisa. O diagnóstico é realizado pela identificação de anticorpos específicos contra o parasito.