Qual o resultado positivo para toxoplasmose?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 8 votos

Ter IgM positivo para toxoplasmose significa que a doença foi adquirida muito recentemente (o IgM surge com apenas 1 semana de contaminação). Depois de mais ou menos 4 semanas, o corpo substitui o anticorpo IgM pelo anticorpo IgG, que é mais forte e mais específico contra a doença pretendida.

Como interpretar o exame de toxoplasmose?

  1. IgM e IgG negativo. A gestante está suscetível à infecção, ou seja, pode contrair a infecção durante a gravidez, pois não teve contato prévio com o parasita. ...
  2. IgG positivo e IgM negativo. Indica infecção passada. ...
  3. IgG e IgM positivo. Indica que a gestante está com a infecção.

O Exame Toxoplasma igG é usado para identificar a presença ou não do anticorpo igG no corpo humano. Quando o resultado é positivo, a pessoa já foi ou está infectada. Este exame não necessita de agendamento.

O resultado pode ser negativo, positivo ou inconclusivo. Um resultado negativo é normal, e afasta infecção recente por Toxoplasmose.

IgG “reagente” com IgM “não reagente” indicam imunidade - ausência de doença aguda. IgG “não reagente” com IgM também “não reagente” indicam ausência de doença, mas também ausência de imunidade. O indivíduo está vulnerável a ser infectado.

1 - IgM negativo (-) e IgG negativo (-): ausência de contato com o T. gondii ou infecção muito recente, dentro do prazo de poucos dias em que a resposta imunológica ainda não está detectável. 2 - IgM negativo (-) e IgG positivo (+): infecção pregressa com o T. gondii há mais de 1 ano.

Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.

Quais são os resultados possíveis para o exame Toxoplasmose IgM?

SituaçãoValores de referência
Não reagenteInferior a 0,49
Indeterminado0,50 – 0,60
ReagenteSuperior a 0,60

Por causa disso, se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente, não é possível dizer há quanto tempo o paciente teve contato com o vírus, sequer se este contato foi recente ou antigo. Como o IgM é um exame que não traz informação útil, não é recomendada sua realização atualmente.

A determinação dos anticorpos IgG anti-Toxoplasma gondii é utilizada para avaliar o estado sorológico do T. gondii e é um indicador de infecção aguda ou latente. A detecção de anticorpos IgM anti-T. gondii pode indicar uma infecção aguda, recente ou reativada por Toxoplasma.

O que é toxoplasmose na gravidez? A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita intracelular. O ser humano pode ser portador deste parasita sem estar doente. No entanto, ele pode ser causador de doença grave no recém-nascido se este for infectado no útero da mãe (durante a gravidez).

IgM reagente e IgG não reagente indicam presença de anticorpos IgM e ausência de anticorpos IgG. Representa a fase ativa da infecção, ou seja, você provavelmente está com a doença e seu corpo iniciou a resposta imunológica para combatê-la.

Anticorpos IgM surgem em 5 dias, diminuindo em poucas semanas ou meses. Podem persistir por até 18 meses, não significando necessariamente infecção recente. Um resultado de IgM negativo ou positivo na gravidez não diagnostica ou afasta infecção aguda, sendo necessário complementação diagnóstica.