Como não pegar toxoplasmose de gato?

Perguntado por: procha6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Mantenha os gatos longe das superfícies da cozinha e lave as mãos regularmente; Lave frutas, legumes e verduras com cuidado; Após manusear carne crua, lave bem as mãos, assim como os utensílios utilizados.

A toxoplasmose só é transmitida pelos felinos: mito!
Como já dissemos, os gatos não são os principais causadores dessa doença. É muito mais provável que a pessoa se contamine ao ingerir carnes cruas ou mal passadas com o cisto, por exemplo.

Apesar do medo comum de infecção de toxoplasmose pelos gatos, apenas 1% deles dissemina a doença. Os gatos são infectados caso, por exemplo, comam ou cacem outros animais infectados, como ratos e pássaros, expelindo os ovos da toxoplasmose (oocistos) com as fezes.

Diagnóstico e tratamento para toxoplasmose felina
O diagnóstico é feito com base na história do gato, no resultado de exames laboratoriais e nos níveis de anticorpos contra o protozoário. Além disso, buscar ovos nas fezes do felino não vale a pena.

As grávidas podem sim entrar em contato com gatos. Não é o contato com o felino que causa a doença, e sim o contato com as fezes do animal, caso estas estejam contaminadas.

Evitar a contaminação cruzada de alimentos crus com alimentos cozidos. Não consumir carnes cruas, mal cozidas ou mal passadas e não provar a carne crua durante seu preparo; cozinhar a carne a pelo menos 67°C (ao ponto para bem passada).

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada.

O primeiro trimestre da gestação é o mais crítico. Nesse período a infecção pode acarretar lesões mais graves. Quando a infecção ocorre no segundo trimestre da gestação, o bebê pode mostrar sinais de inflamação no cérebro (encefalite), com convulsões e calcificações no cérebro.

Pesquisadores do Centro de Referência em Toxoplasmose Humana e Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram a primeira vacina contra toxoplasmose suína no mundo baseada em proteínas recombinantes, uma técnica revolucionária no campo da imunização, porque é mais eficaz e traz menos riscos.

Contágio. A toxoplasmose é contraída por meio da ingestão de alimentos contaminados com o toxoplasma gondii, como frutas, verduras e legumes mal passados, além de carnes de porco, boi e ovelhas servidas mal passadas. Nesses casos, a doença pode se manifestar entre 10 e 23 dias após a ingestão do alimento.

Transmissão: As principais vias de transmissão são a oral e congênita. A via oral consiste na ingestão de carne contaminada crua ou mal cozida, que não teve o processamento térmico adequado. A congênita consiste na transmissão da doença adquirida pela mãe, durante a gestação, ao feto, via transplacentária.