O que a urina do gato pode causar?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

O ciclo do Toxoplasma gondii inicia-se quando essas formas imaturas são eliminadas através das fezes e urina do gato infectado. Para se ter uma idéia, um gato pode eliminar, de uma só vez, 500 milhões de oocistos. Esses demoram de um a cinco dias para amadurecer e adquirir a forma infectante, que causa a toxoplasmose.

leptospirose

Pets podem transmitir leptospirose aos humanos
A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria que pode ser encontrada na urina ou fezes de pets com a doença, como os ratos , cachorros e os gatos, havendo a contaminação caso haja contato. A contaminação pode ocorrer pelo contato com a urina ou fezes contaminadas.

A terapia de suporte é repouso, uso de sintomáticos (evitando-se o uso de aspirina) e hidratação adequada, além de, quando necessário, manejo cardiorespiratório, renal e de hemorragias. Deve-se coletar exames para diagnóstico específico e realizar avaliações períodicas.

Doença provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, é transmitida aos seres humanos através das fezes de diversos animais contaminados pelo agente transmissor.

Você pode dormir com gato, mas não permita que ele tenha acesso livre à rua. Isso não faz bem nem para o pet, nem para você. Ele pode pegar doenças transmissíveis, como verminoses, micoses e parasitoses.

Na maioria dos casos, o gato com toxoplasmose não mostra sinais de doença. Quando eles adoecem, os sintomas mais comuns são bastante inespecíficos: febre, perda de apetite e letargia.

Da mesma maneira que a doença é transmitida para os cães e gatos, um cão ou gato infectado também pode transmitir a doença aos humanos, através de lambedura, mordidas ou contato com sua urina. Além disso, o próprio rato também pode transmitir diretamente a leptospirose ao humano.

O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

Assim como outras espécies, inclusive o ser humano, os gatos podem transmitir diversas doenças, tanto às pessoas quanto a outros animais domésticos com quem eles convivam, são as chamadas zoonoses.

Os primeiros sinais de uma infecção cutânea são vermelhidão, coceira e formação de pequenas elevações na pele. Caso ela seja mais grave, pus, bolhas, descamação e escurecimento da pele são outros sinais que podem indicar a contaminação por germes.

A toxoplasmose, também conhecida como doença do gato, é uma doença infecciosa causada pelo protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e de outros animais.

Os gatos têm glândulas que liberam feromônios por todo o corpo. Te marcar com esses feromônios significa que você faz parte do grupo. Quando ele dorme em cima de você, ele te marca para que possa ter certeza de que você tem um cheiro familiar e seguro. Dar cabeçadas ou se esfregar também fazem parte do mesmo processo.

Se você está ansioso ou estressado, a amenização dos sintomas certamente será um dos principais benefícios de dormir com cachorro ou gato. Afinal, esses animais costumam ser alegres e positivos, além de nos passar uma sensação de segurança. Como consequência, a tendência é que seu sono fique mais tranquilo e profundo.

  • Maior vínculo com o animal. Uma das maiores vantagens de dormir com o seu pet, principalmente o gato, é fortalecer o vínculo com ele. ...
  • Alívio do estresse e ansiedade. Estudos comprovam que animais de estimação, como cachorros, ajudam a reduzir a ansiedade nos seres humanos.

“Sendo assim, os únicos que podem efetivamente transmitir o toxoplasma, através dessa participação no ciclo do agente, são os felídeos”, completa a Dra. Allice.