Onde tem mais casos de toxoplasmose no Brasil?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Têm um peso importante neste montante o surto em Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, que atingiu mais de 400 pessoas em 2001, e o maior surto registrado até o momento, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que afetou mais de 900 pessoas.

Uma em cada três pessoas no Brasil tem toxoplasmose, uma doença silenciosa e oportunista, transmitida normalmente por água ou alimentos contaminados pelo parasita Toxoplasma gondii.

Probabilidade de infecção
Com 13 semanas, as chances são de 15%. Com 26 semanas de gravidez, há 44% de probabilidade de o bebê ser infectado.

Linfonodos aumentados, ou seja, gânglios espalhados pelo corpo; Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira; Problemas de audição; Lesões na retina (coriorretinite).

De acordo com Leão et al.,(25) no primeiro trimestre da gestação, a transmissão vertical é menor em relação ao terceiro trimestre, sendo que em 59% a 65% dos casos a criança pode nascer normal ou com sequelas.

“A contaminação da água potável foi responsável pelo maior surto de toxoplasmose descrito, mas quando utilizada na irrigação, serve como rota de contaminação de hortaliças e frutas”, alertam os autores.

Somente 1% dos gatos tem a doença e pode transmiti-la, sendo que essa transmissão ocorre apenas uma vez durante sua vida.

Cerca de 40% das gestantes com toxoplasmose aguda transmitirão o Toxoplasma ao feto.

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada.

Esse parasita está presente na musculatura de uma série de animais – como cães, gatos, bovinos, porcos, equinos e até aves. O único animal capaz de transmitir – e eliminar a forma infectante deste protozoário no meio ambiente – é o gato, por meio das fezes.

Evitar a contaminação cruzada de alimentos crus com alimentos cozidos. Não consumir carnes cruas, mal cozidas ou mal passadas e não provar a carne crua durante seu preparo; cozinhar a carne a pelo menos 67°C (ao ponto para bem passada).

Não existe vacina contra a toxoplasmose. Você não precisa se desfazer de seu gato se estiver grávida. Basta manter bons hábitos de higiene.

No entanto, uma vez não tratada precocemente, os principais sintomas de quando a toxoplasmose acomete a região ocular são: olhos vermelhos, dor, fotofobia, moscas volantes (pontos pretos flutuando na frente do olho) e, em casos mais avançados, diminuição da visão.

Negativa Negativa Gestante suscetível. Reforçar medidas de prevenção primária. Repetir sorologia pelo menos a cada 3 meses (idealmente a cada mês), e no parto*, e, caso a gestante persista soronegativa, realizar última sorologia 2 a 4 semanas após o parto. Realizar teste de avidez de IgG na mesma amostra.

O risco da toxoplasmose na gravidez ocorre naquelas mães que nunca tiveram contato prévio com o parasita, possuindo sorologia negativa, isto é, IgM e IgG negativos para toxoplasmose. Estas são as gestantes sob risco, pois a toxoplasmose congênita ocorre quando mulheres adquirem o Toxoplasma durante a gravidez.