Qual o remédio caseiro para toxoplasmose?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

A resina oleosa de árvores do gênero Copaifera, popularmente conhecida como óleo de copaíba, atua como uma barreira contra a entrada do protozoário causador da toxoplasmoseToxoplasma gondii — nas células da placenta.

Se os sintomas acontecerem, geralmente desaparecerão dentro de algumas semanas. Para mulheres grávidas ou pessoas que têm sistema imunológico enfraquecido, medicamentos estão disponíveis para tratar a toxoplasmose e um tratamento específico é recomendado, caso a caso, pelas equipes de saúde responsáveis.

Mesmo que você tenha sorologia positiva para toxoplasmose, indicando imunidade contra a doença, sugerimos que evite carnes cruas ou mal passadas, pois além da toxoplasmose existem outras infecções que podem ser adquiridas pelo consumo de carnes mal cozidas.

A carne deve ser cozida a 66ºC ou mais ou congelada por 24 horas em freezer doméstico (a menos de -12ºC), ambos letais para as formas infectantes. O congelamento da carne antes do consumo parece ser a intervenção mais eficaz na prevenção da toxoplasmose transmitida pela carne.

Os pacientes imunodeprimidos (com AIDS, transplantados ou que usem imunossupressores podem apresentar forma mais grave da doença). A maioria dos pacientes não apresenta lesões de retina quando contrai toxoplasmose, mas estas podem aparecer até anos depois de ter pego a doença.

No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites.

Bem Estar - Fase aguda da toxoplasmose dura cerca de seis meses, afirma médico.

Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida. Esses casos podem ter, com maior frequência, sequelas graves, como acometimento visual em graus variados, acometimento mental, alterações motoras e perda auditiva.

O consumo de leite cru, não pasteurizado, com presença de taquizoítos (uma outra forma do parasito) também consiste em uma fonte possível de infecção. Queijos preparados com leite não pasteurizado podem transmitir a doença.

O estudo publicado pela revista especializada Journal of Neuroinflammation aponta que o parasita altera a composição molecular das sinapses, que são responsáveis pela transmissão de sinais cerebrais.

Contágio indireto: acontece devido à ingestão de carne com o agente transmissor. O gado e o porco, por exemplo, podem se contaminar e transmitir a doença por meio da carne, quando consumida mal passada.

A infecção aguda pela toxoplasmose é normalmente uma doença leve, com sintomas gripais, tais como mal estar, febre baixa e aumento de linfonodos (gânglios ou caroços). Após a infecção aguda, os parasitas podem se alojar em vários órgãos humanos, incluindo cérebro, músculos, pulmão, coração e, claro, o olho.

Quais são os sintomas da toxoplasmose? Os indivíduos com sistema imunológico fortalecido podem não apresentar sintomas da toxoplasmose. Para essas pessoas, a toxoplasmose também pode parecer similar a uma leve gripe, apresentando febre, cansaço, dores de cabeça e no corpo, além dos linfonodos levemente inflamados.

Por exemplo, uma pessoa com toxoplasmose que apresente lesões oculares que a impeçam de realizar atividades básicas, como ler ou escrever, pode ser considerada incapacitada para o trabalho.