Quais são os sintomas da toxoplasmose ocular?

Perguntado por: sbeiramar7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os sinais e sintomas da toxoplasmose ocular podem incluir visão reduzida, visão turva, dor (geralmente com luz forte), vermelhidão do olho e, às vezes, lacrimejamento. Um oftalmologista fornecerá os melhores cuidados para a toxoplasmose ocular.

O diagnóstico da toxoplasmose ocular é feito pelo mapeamento de retina e pelo exame do fundo de olho. Nesses procedimentos, o objetivo é identificar as lesões esbranquiçadas nas regiões. Para confirmar o diagnóstico, podem ser solicitados exames de sangue também.

Essa infecção pode atingir a parte anterior do olho, o que geralmente não deixa sequelas (se tratada adequadamente, é claro). Mas a toxoplasmose ocular pode, também, atingir a retina ou a coróide, deixando cicatrizes que provocam diminuição da visão. Quanto maior a lesão, maior a perda desse sentido.

A toxoplasmose ocular tem cura quando a doença é diagnosticada precocemente e é tratada de forma adequada. Em muitos casos, no entanto e apesar de se efetuarem os procedimentos médicos adequados, a toxoplasmose ocular pode voltar a manifestar-se e vai deixando sequelas na vista.

Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida. Esses casos podem ter, com maior frequência, sequelas graves, como acometimento visual em graus variados, acometimento mental, alterações motoras e perda auditiva.

Manchas pelo corpo: exantema máculo-papular (vermelhidão em forma de pequenas manchas e pápulas);

No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites.

O tratamento da toxoplasmose ocular depende de algumas variáveis, como aspecto clínico da lesão, localização etc., tendo duração aproximada de 6 a 12 semanas em pacientes imunocompetentes, ou mais tempo em pacientes com sistema imunológico comprometido, como transplantados ou aqueles que possuem AIDS, por exemplo.

Tratamento da toxoplasmose ocular
O tratamento mais comum na toxoplasmose ocular é o uso de combinação de medicamentos com propriedades do trimetoprim, sulfametoxazol ou intravítrea de clindamicina / dexametasona pirimetamina, sulfadiazina, clindamicina e predmisolona (corticosteroides).

Por exemplo, uma pessoa com toxoplasmose que apresente lesões oculares que a impeçam de realizar atividades básicas, como ler ou escrever, pode ser considerada incapacitada para o trabalho.

A maioria dos pacientes imunocompetentes têm uma toxoplasmose benigna, autolimitada, com duração de semanas a meses, raramente mais de um ano, que desaparece mesmo sem tratamento. O aumento dos gânglios também desaparece com o tempo, mas em casos raros pode persistir cronicamente.

A resina oleosa de árvores do gênero Copaifera, popularmente conhecida como óleo de copaíba, atua como uma barreira contra a entrada do protozoário causador da toxoplasmoseToxoplasma gondii — nas células da placenta.

O diagnóstico da toxoplasmose é apoiado, principalmente, pela realização de exames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos de exames para uma avaliação mais precisa. O diagnóstico é realizado pela identificação de anticorpos específicos contra o parasito.

A toxoplasmose não tem sintomas específicos, o que dificulta o diagnóstico. Nos seres humanos, os sintomas podem ser leves, como mal estar, dor de cabeça e cansaço; ou mais intensos, na forma de virose, gripes severas ou linfonodos aumentados.

2) A forma mais grave de infecção é a transmissão transplacentária (a mãe transmite a doença para seu bebê durante a gravidez). Nesta forma de infecção, podem ocorrer malformações fetais e aborto.

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada.