Quem é o fundador do comunismo?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 11 de julho de 2023
3.9 / 5 5 votos

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".

Desenvolvido pela primeira vez por Karl Marx e Friedrich Engels em meados do século XIX, tem sido a ideologia mais importante do movimento comunista.

Origens do Termo. O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

O Estado comunista é a ditadura do proletariado, onde os elementos avançados do proletariado são a classe dominante. No pensamento Marxista-Leninista, o Estado socialista é o último Estado repressivo, uma vez que a próxima fase de desenvolvimento é a do comunismo puro, uma sociedade sem classes e sem Estado.

Historicamente alinhados ao chavismo, os comunistas romperam politicamente com o governo de Nicolás Maduro em agosto de 2020, criticando a gestão econômica do país e denunciando ataques sistemáticos por parte do regime chavista contra integrantes do partido.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

Adam Smith

O primeiro economista citado no livro é Adam Smith, considerado o "pai do capitalismo". "O que fez Adam Smith com sua obra seminal A Riqueza das Nações (1776) foi melhorar o entendimento de como funciona uma economia industrial", algo que estava recém surgindo à época.

Marx criticava a acumulação típica do capitalismo, que criava um abismo entre as classes sociais cada vez maior. O teórico refletiu nas suas obras sobre as diferenças sociais e o embate entre as camadas mais ricas e mais pobres da sociedade ao longo da história.

Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial.

O problema do Comunismo é a defesa do livre arbítrio, uma conquista da Humanidade e uma grande dor de cabeça para meia dúzia de indíviduos e famílias, os quais acabam por dedicar grande parte do seu tempo e energias a combater direitos, liberdades e garantias em detrimento dos seus próprios negócios.

Sob o comunismo, o desenvolvimento integral das pessoas será acompanhado pelo crescimento das forças produtivas com base no progresso contínuo da ciência e da tecnologia, todas as fontes de riqueza social fluirão abundantemente, e o grande princípio "De cada qual, segundo a sua capacidade; a cada qual, segundo as suas ...

foice

A foice e o martelo cruzados ou entrelaçados sob um fundo vermelho (Unicode ), geralmente representam o comunismo e os partidos políticos comunistas — na simbologia comunista, a foice e o martelo representam duas categorias operárias cuja aliança é considerada fundamental para o advento de uma revolução.