Por que a China é um país socialista?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A China é uma nação muito populosa da Ásia Oriental cuja ampla paisagem abrange pradarias, desertos, montanhas, lagos, rios e mais de 14.000 km de litoral. A capital Pequim combina a arquitetura moderna com locais históricos, como o complexo de palácios da Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial. Xangai é um centro financeiro global repleto de arranha-céus. A emblemática Muralha da China corta a região norte do país de leste a oeste. ― Google

Na era de revolução e construção, o Pensamento de Mao Zedong orientou o povo na revolução de uma nova democracia, na guerra contra a Invasão Japonesa, na Guerra Civil e na construção socialista, contribuindo historicamente para a fundação e o desenvolvimento da nova China.

A República Popular da China, que compreende a China continental, a ilha de Hainan e algumas ilhas do Mar da China Meridional, é uma república socialista dirigida por um único partido, o Partido Comunista da China.

No caso de Hong Kong, "um país, dois sistemas" significa que a República Popular da China pratica o sistema socialista, enquanto Hong Kong, reunida à pátria como Região Administrativa Especial subordinada ao governo central, mantém o sistema capitalista e goza de um alto grau de autonomia conferido pelas autoridades ...

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Mao Tse-Tung liderou uma revolução para desvinculá-la da exploração por parte de outras nações. A partir do patriotismo o Partido Comunista Chinês elaborou uma linha autônoma de socialismo, para desprender-se do vínculo com a União Soviética, o rompimento criou uma rivalidade entre os dois países.

Desde 1993, o presidente em exercício do partido é também presidente da China. O secretário-geral é também um dos sete membros da Comissão Permanente do Politburo, o órgão mais poderoso do PCCh, responsável por definir políticas e nomear autoridades do governo.

O que a China tem hoje é um processo democrático completo. A Constituição da China presupõe que todo o poder pertence ao povo. O povo tem o direito de escolher e participar amplamente da governança nacional, com base na lei.

Em 1 de outubro de 1949, Mao Tse-tung proclamou a República Popular da China.

O país corresponde à segunda maior economia do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. É considerado o país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos, o que foi proporcionado pela abertura econômica a partir de 1976 que transformou a China em uma economia mista.

'Socialismo com características chinesas'
O modelo econômico introduzido por Deng, baseado em uma economia de mercado, foi chamado de "socialismo com características chinesas".

Altamente diversificada, a economia chinesa é dominada pelos setores manufatureiro e agrícola. A China é o pais mais populoso do mundo e um dos maiores produtores e consumidores de produtos agrícolas.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

Em 1892, o Primeiro Congresso Socialista do Brasil ocorreu no Rio de Janeiro. Mais tarde naquele ano, em São Paulo, ocorreu outro Congresso Socialista, independente deste último. Nesse mesmo ano, foi fundado no Rio de Janeiro o Partido Operário Socialista. Este é considerado o primeiro partido socialista do Brasil.