Quantas pessoas morreram por causa do comunismo na China?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Muitos professores e acadêmicos estimam que o número de "mortes anormais" esteja entre 15 milhões a 55 milhões. Alguns analistas ocidentais como Patricia Buckley Ebrey estimam que de 20 a 40 milhões de pessoas morreram de fome causado por políticas inadequadas do governo e desastres naturais.

De acordo com Jung Chang e Jon Halliday: pelo menos 3 milhões de pessoas morreram na violência da Revolução Cultural.

Nos anos recentes alguns autores publicaram estimativas progressivamente maiores das mortes provocadas por regimes comunistas; assim, livros recentes como Mao: A história desconhecida e Um século de violência na Rússia Soviética defenderam números de mortos mais elevados para a China e a Rússia respectivamente.

Covid: especialistas estimam 9 mil mortes por dia na China – Mundo – CartaCapital.

Embora Mao tenha incentivado o crescimento populacional e a população chinesa quase tenha duplicado durante o período de sua liderança (de cerca de 550 a mais de 900 milhões), suas políticas e os expurgos políticos de seu governo entre 1949 a 1976, provocaram a morte em massa de 50 a 80 milhões de pessoas.

O comunismo matou 110 milhões de pessoas, o que representa dois terços do total de vítimas provocadas no século 20 por todos os regimes ditatoriais, afirmou o jornal.

Em um país que viveu na miséria por muito tempo, esse é um marcador crucial para a legitimidade do Partido Comunista. Dos 770 milhões de chineses em extrema pobreza em 1978, o país passou para 82 milhões em 2013 e 6 milhões em 2019, de acordo com o Banco Mundial, saudando uma ritmo "sem precedentes na história".

De acordo com os cálculos da organização, o número de mortos pelos regimes comunistas/socialistas em todo o mundo é superior a 100 (cem) milhões. A China lidera o ranking, com o número estimado de mortes de 65 (sessenta e cinco) milhões de pessoas.

A lista - que inclui as guerras motivadas por interesses capitalistas - conta com um número estimado de 58 milhões de mortos na Primeira e na Segunda Guerras Mundiais, além de mortes nas várias guerras coloniais, repressões anticomunistas, conflitos étnicos, algumas vítimas de fome e desnutrição, levando ao montante de ...

A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".