Quem é a União Soviética hoje?

Perguntado por: asoares4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A União Soviética se dissolveu oficialmente em 31 de dezembro de 1991, após 69 anos de existência. A Federação Russa ficou conhecida como sua sucessora, pois ficou com mais da metade do antigo território soviético, além da maioria do seu parque industrial e militar.

No continente europeu, foi formado por Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético.

A União Soviética era formada por 15 repúblicas que ocupavam metade da Europa Oriental e um terço do norte da Ásia. No período em que existiu como estado federal soberano foi o segundo maior país do mundo e a segunda potência mundial.

As ex-repúblicas soviéticas
A partir de setembro de 1991, as 15 repúblicas que formavam a URSS se tornaram países independentes: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Vladimir Lenin (1917-1924) Josef Stalin (1924-1953) Nikita Kruschev (1953-1964) Leonid Brejnev (1964-1982)

O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.

Antigo império que se estendia pelo leste da Europa e da Ásia setentrional e ocidental, hoje a Rússia compreende o território que até 1991 integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), estabelecida após a Revolução Russa de 1917.

Rússia

Trata-se da Rússia, que é considerada o maior país do mundo, ocupando 3,35% da superfície total planetária com uma área total de 17.098.246 quilômetros quadrados (km²).

Uma política que caracterizou-se pela nacionalização da economia e pela luta contra a desigualdade social, a miséria e a fome. Também dentro dessas medidas, estava a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS.

Relativo a soviete. 2. [ História ] Relativo à antiga U.R.S.S. (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), estado socialista que sucedeu ao império dos czares.

Em 25 de dezembro de 1991 tem fim a URSS, fazendo surgir 15 novos países. Além dos bálticos, ganharam a independência Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão.

O socialismo é um sistema econômico e ideológico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade. O comunismo, por outro lado, seria o resultado da implantação das ideias socialistas, onde o objetivo principal é a busca da igualdade entre os membros da sociedade.

A chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS, formada em 1921 sob o comando de Vladimir Lenin, um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, chegou ao seu fim no ano de 1991.

Mikhail Gorbatchov

A assinatura do acordo precipitou os acontecimentos e acelerou as formalidades de extinção da União. Quatro dias depois, o Soviete da Rússia ratificou o acordo e no natal de 1991 Mikhail Gorbatchov demitiu-se. No dia imediato, o Soviete Supremo da URSS declarou o fim da União.

Mikhail Gorbachev

Em 25 de dezembro de 1991, Mikhail Gorbachev renunciou formalmente ao cargo de presidente da União Soviética (URSS). No dia seguinte, em 26 de dezembro, o Parlamento do país — o Soviete Supremo — reconheceu formalmente a independência de 15 novos Estados, encerrando assim a existência da União Soviética.