Quem acabou com a União Soviética?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Gorbatchev

O fim da União Soviética ocorreu em 1991 após a abertura política e econômica do governo Gorbatchev e o movimento político de Boris Iéltsin. O governo Gorbatchev (1985-1991) realizou dois projetos de reforma: a Glasnost, uma abertura política do regime; e a Perestroika, uma reestruturação econômica.

Mikhail Gorbatchov

A assinatura do acordo precipitou os acontecimentos e acelerou as formalidades de extinção da União. Quatro dias depois, o Soviete da Rússia ratificou o acordo e no natal de 1991 Mikhail Gorbatchov demitiu-se. No dia imediato, o Soviete Supremo da URSS declarou o fim da União.

O epicentro da queda da URSS foram as tentativas de reforma do sistema empreendidas por Mikhail Gorbachev, que fora eleito presidente e secretário-geral do Partido Comunista Soviético em 1985. Gorbachev procurou renovar o comunismo por meio das medidas intituladas “Perestroika” e “Glasnost”.

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi invadida pela Alemanha nazista em 22 de junho de 1941 , e logo depois começou a coordenar seus esforços com os aliados ocidentais – liderados pelos Estados Unidos e Reino Unido – para conter o avanço alemão e depois contra-atacar.

A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo. A criação do socialismo como regime político-econômico visava sufocar e extinguir o sistema que vigorava no final do século XIX, o capitalismo. As ideias socialistas almejavam implantar uma sociedade mais justa e igualitária.

Os soviéticos celebraram a democratização, mas as reformas para introduzir a economia de mercado no país demoraram demais para dar frutos. Houve aumento de preços, racionamento, filas intermináveis para obter produtos. Tudo isso gerou frustração cada vez maior com a administração de Gorbachev.

Uma das principais razões para essa derrota foi o fato de que para competir com os Estados Unidos, a união Soviética gastava grande parte do seu orçamento com gastos militares enquanto faltava dinheiro em outras áreas.

No continente europeu, foi formado por Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

O Império Russo a era conhecido como o “Gigante dos Pés de Barro”, uma vez que sob o sistema feudalista – organização política-social na qual servos trabalhavam para donos de terra, os quais geralmente tinham laços com a nobreza –, os senhores feudais não tinham interesse em modernizar as plantações ou investir em ...

Antigo império que se estendia pelo leste da Europa e da Ásia setentrional e ocidental, hoje a Rússia compreende o território que até 1991 integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), estabelecida após a Revolução Russa de 1917.