Porque o Egito é considerado o berço de todas as civilizações?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O Egito foi berço de uma das civilizações antigas mais desenvolvidas do planeta. O país guarda monumentos históricos importantes desse período, como as famosas pirâmides.

O Egito, berço de uma civilização milenar, foi palco de importantes realizações humanas. O soberano egipcio era considerado um deus. As terras, fertilizadas pelas enchentes do Nilo, transformaram-se no “celeiro do mundo antigo''.

A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, pois abrigou os primeiros povos da humanidade que se organizaram de maneira sedentarizada.

Grécia

Grécia, o berço da civilização.

A civilização egípcia se desenvolveu no nordeste da África, em uma região conhecida como Crescente Fértil. Formada por diversos povos, entre eles os hamíticos, os semitas e os núbios, a civilização teve seu crescimento fortemente ligado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

As primeiras civilizações a surgirem na parte mais próxima do Ocidente foram na região do Oriente Próximo, mais conhecida como Crescente Fértil, uma área que abrange parte da Irã, passando pelo atual Iraque, Palestina e Norte da África.

Arquitetura de Roma: berço da civilização moderna.

Mesopotâmia

Há 30 anos, essa questão teria uma resposta fácil: os sumérios. Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque.

Grécia Antiga

Isso porque as raízes do país hoje têm origem na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental: foi na região que se iniciou a filosofia ocidental, a democracia, a literatura, a historiografia e as artes cênicas ocidentais, desde as tragédias até as comédias.

África

A África é considerada por muitos pesquisadores o Berço da Humanidade. Essa expressão refere-se ao fato de que os primeiros hominídeos e a espécie do ser humano atual surgiram na África, de acordo com as evidências encontradas até o momento.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

A Grécia antiga e o povo grego tiveram sua origem no que ficou conhecido como Período Pré-Homérico, em 2000 a.C. É conhecida até hoje como berço da civilização ocidental, pois foi em território grego que surgiram as primeiras noções da democracia, das artes cênicas, da historiografia e da literatura.