Qual é a diferença entre civilização e barbárie?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A prosperidade de uma nação inteira é civilização, enquanto a prosperidade de poucos e a pobreza de muitos é barbárie.

A civilização sempre coexiste com a barbárie, mas pode ser considerada civilização quando possui instituições sólidas capazes de manter a barbárie num nível tolerável, não ameaçador de seus alicerces.

Barbárie é a condição daquilo que é selvagem, cruel, desumano e grosseiro, ou seja, quem ou o que é tido como bárbaro. A barbárie pode ser interpretada como uma ação de extrema violência e agressividade, com o único objetivo de afetar diretamente a paz e a tranquilidade de determinado grupo.

Culturas, costumes, convicções e características sociais e políticas traçam o perfil do ser humano e, unidos a demarcação de instituições políticas e uma hierarquia social, é possível identificar uma civilização formada. Hoje, existem milhares, mas nem sempre foi assim.

O que consideramos “barbárie social” é uma dimensão da barbárie histórica que se constitui como metabolismo social nas condições do capitalismo global em sua etapa de hipertrofia financeira.

Civilização é o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural de um país ou região. É o ato ou efeito de civilizar (se), ou seja, de tornar (se) civil, cortês, civilizado.

Quando falamos de civilizações orientais, estamos considerando os povos mesopotâmicos, fenícios, hebreus, persas, egípcios, hititas e muitos outros. No caso das civilizações clássicas, estamos nos referindo aos gregos e aos romanos. No caso dos gregos, costumam ser incluídos os cretenses e os micênicos.

Por Lenilson Nóbrega. Segundo o minidicionário de Evanildo Bechara, barbárie é “atrocidade, crueldade; barbarismo; condição de bárbaro, de selvagem. Para o Império Romano, bárbaro era todo aquele que não era romano. No século XIX, o bárbaro era oposto à civilização.

23), expõe três sentidos para os conceitos de bárbaro e barbárie, e essas figuras seriam pensadas a partir de um sentido de civilização e civilidade, desenvolvi- mento espiritual ou cultural e, por fim, “a humanidade do sentido moral”.

Civilização. Para o pensamento clássico, é fundamentalmente o conjunto de fenômenos religiosos, intelectuais, políticos etc. e dos valores que a ele correspondem, caracterizando as populações que participam da herança grego-romana e do cristianismo.

Em última instância, uma civilização é algo tão amplo que nos referimos a ela no singular, a civilização, como se só houvesse uma. O bárbaro é então, evidentemente, simplesmente, aquele que está sem civilização ou fora da civilização.

As civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto de vista material. Também são chamadas de "pré-colombianas", pois se desenvolveram antes da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492.

- O desenvolvimento de uma civilização ocorre lentamente, logo é um processo. Vários fatores podem influenciar no desenvolvimento de uma civilização como, por exemplo, recursos naturais de uma região, clima, proximidade com outra civilização, liderança exercida por um determinado período, etc.

Evidenciada nas ruas, nos lares, nas escolas, no ambiente de trabalho e na política ou veiculada pela mídia e pelas redes sociais, a violência – física ou psicológica –, motivada muitas vezes por diferenças ideológicas, sociais, religiosas e étnicas, pode acarretar sequelas imensuráveis.

A origem grega do termo (barbaros) refere-se à falta de humanidade daquele que só usa uma linguagem de pássaro.

16 sinônimos de barbárie para 2 sentidos da palavra barbárie: Selvageria: 1 selvageria, rudeza, incivilidade, atraso, bestialidade, brutalidade, estupidez, grosseria, ignorância, selvajaria.