Quem criou o curau?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

O curau de milho é originado do pudim europeu e de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, já que o termo vem do tupi minga'u, uma bebida espessa utilizada também em rituais.

Da África para o Brasil
O curau viajou bastante pra chegar até aqui e se tornar um dos doces mais apreciados pelos brasileiros. De origem africana, ele ficou famoso primeiro no nordeste, onde é chamado de canjica. Hoje, é saboreado em várias partes do país, principalmente no interior paulista.

Tradicional nas festas de São João, o curau surgiu a partir da mistura da receita do pudim europeu com uma bebida espessa de milho feita pelos índios tupis, originando este que é um dos pratos típicos da culinária brasileira.

região nordeste

É denominado curau nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e parte de Minas Gerais e , canjiquinha, coral ou papa de milho nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É também conhecido como canjica na região nordeste.

Existem teorias que o mingau de milho foi criado por indígenas, mas ideias mais concretas apontam que sua origem possa ser africana. Segundo a Fundação Cultural Palmares, alguns estudiosos da língua portuguesa, como Nei Lopes, afirmam que o termo canjica não é indígena, mas sim africano.

Significado de Curau
[Regionalismo: Mato Grosso] Aquele que é ingênuo, sem experiência; novato. [Zoologia] Nome comum a várias aves, conhecidas por imitar o falar humano; papagaio-verdadeiro.

Referente ao campo; próprio do campo; situado no campo; agrícola, campestre: vida rural, paisagem rural.

Um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização é a pamonha, que foi herdada dos índios, posteriormente aperfeiçoada tanto por portugueses quanto por africanos. Embora consumida em muitas regiões brasileiras, não há um consenso em qual estado a pamonha é tida como prato típico.

Na região Nordeste do Brasil o prato é chamado de canjica, enquanto nas regiões de cultura caipira e no interior do estado do Rio de Janeiro é denominado de curau e papa de milho. Já na cidade do Rio de Janeiro é chamado de canjiquinha.

A canjica, ao lado da moqueca, da paçoca, do mingau, do beiju, da carne moqueada, seria uma deliciosa herança dos Tupinambá, índios brasileiros que habitavam o litoral, quando da chegada dos europeus nos começos do século 16. O estudioso recifense concebe a canjica como sendo derivada do termo tupi “acanjic”.

3. Qual a diferença entre Pamonha e Curau? A diferença está no preparo: o Curau tem a textura semelhante a de um mingau e é doce; já a Pamonha pode ser salgada ou doce e tem a textura mais firme.