O que é crepe italiano?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Descrição. O Crepe Italiano Estampado Lussuria é um tecido encrespado, fino e leve, feito em poliéster, podendo ser tinto ou estampado, semelhante ao crepe. É obtido com um ligamento do crepe.

O Crepe é um tecido plano levemente encorpado, que tem como principal característica o toque suave e o ótimo caimento que proporciona às roupas, sendo ideal para a confecção de peças de vestuário.

Quais são os tipos de crepes? Os crepes mais conhecidos e consumidos são três: o crepe francês, o crepe suíço e o crepe suzette. O crepe francês é o mais comum, tanto é que, quando vamos a um restaurante e vemos apenas escrito “crepe” no cardápio, ele provavelmente se refere a um crepe francês.

Geralmente a sua composição é de 96% de poliéster e o restante de elastano. Sua boa elasticidade faz com que ele traga muito conforto e mobilidade para as peças de alfaiataria. Por ser um tecido composto por poliéster, o crepe alfaiataria recebe o tingimento muito fácil.

Saber identificar o que é tecido crepe não é muito complexo. O tecido é caracterizado por ser leve, opaco e uma superfície levemente rugosa.

O crepe é leve, fluído, e tem aspecto ondulado, marcados pela textura feita com fios altamente torcidos. O caimento é caracterizado por ser mais reto. Esses tecidos de malha são super confortáveis e frescos no corpo porque as fibras permitem a passagem do ar, por serem finos e a trama leve.

crepe pasquale

O crepe pasquale é o mais encorpado entre os dois e também pode ser utilizado para vestidos de festa no estilo sereia, reto ou tubinho .

Crepe leve
Nesta categoria, estão os tecidos com caimentos fluidos, leves e mais delicados, como os tipos Bubble, que têm em sua textura pequenas bolinhas. Eles são encontrados em versões foscas, com tons secos ou acetinados, como o crepe Bubble Satin, sendo ele mais sedoso que os demais.

Como diferenciar o crepe? Similares à panqueca, os crepes têm uma massa fina, com gosto nem doce e nem salgado e que leva um recheio. A própria receita da massa de crepe é praticamente a mesma da panqueca, mas um detalhe importante é que ela precisa descansar por pelo menos duas horas na geladeira antes.

Crepe é um tipo de tecido de textura enrugada que pode ser feito a partir de fibras naturais ou sintéticas. É conhecido pelo seu elegante drapeado e uso em fatos e vestidos de noiva, embora também seja popular quando se faz uso formal, como saias e blusas.

1 – Crepe Alfaiataria: possui elastano em sua composição, dando uma boa flexibilidade, porém, é um tecido encorpado e possui um caimento pesado, ficando muito elegante em peças de inverno.

Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.

O tecido crepe alfaiataria está sempre em alta. Ele é bem encorpado tem caimento mais pesado e com ótima elasticidade com isto proporciona conforto e liberdade de movimentos para quem o veste. Tem o toque macio e uma textura opaca e sem brilho.