Onde foi criado o curau?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

O curau viajou bastante pra chegar até aqui e se tornar um dos doces mais apreciados pelos brasileiros. De origem africana, ele ficou famoso primeiro no nordeste, onde é chamado de canjica. Hoje, é saboreado em várias partes do país, principalmente no interior paulista.

O curau de milho é originado do pudim europeu e de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, já que o termo vem do tupi minga'u, uma bebida espessa utilizada também em rituais.

Tradicional nas festas de São João, o curau surgiu a partir da mistura da receita do pudim europeu com uma bebida espessa de milho feita pelos índios tupis, originando este que é um dos pratos típicos da culinária brasileira.

região nordeste

É denominado curau nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e parte de Minas Gerais e , canjiquinha, coral ou papa de milho nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É também conhecido como canjica na região nordeste.

Existem teorias que o mingau de milho foi criado por indígenas, mas ideias mais concretas apontam que sua origem possa ser africana. Segundo a Fundação Cultural Palmares, alguns estudiosos da língua portuguesa, como Nei Lopes, afirmam que o termo canjica não é indígena, mas sim africano.

Um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização é a pamonha, que foi herdada dos índios, posteriormente aperfeiçoada tanto por portugueses quanto por africanos. Embora consumida em muitas regiões brasileiras, não há um consenso em qual estado a pamonha é tida como prato típico.

Na região Nordeste do Brasil o prato é chamado de canjica, enquanto nas regiões de cultura caipira e no interior do estado do Rio de Janeiro é denominado de curau e papa de milho. Já na cidade do Rio de Janeiro é chamado de canjiquinha.

Segundo Mary Poll, em trabalho publicado na revista Pnas, os primeiros registros do cultivo do milho datam de há 7.300 anos, e foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México, no golfo do México. Seu nome, de origem indígena caribenha, significa “sustento da vida”.

O que aqui chamam de canjica, no Nordeste, é munguzá. E o que aqui chamam de curau para mim sempre foi canjica!

Canjica

Aqui chamamos de Curau, no nordeste chama Canjica, no Rio de Janeiro chama Papa.

nome masculino
[Brasil] Caipira, homem do sertão. Origem etimológica:origem obscura.

Referente ao campo; próprio do campo; situado no campo; agrícola, campestre: vida rural, paisagem rural.

A canjica, ao lado da moqueca, da paçoca, do mingau, do beiju, da carne moqueada, seria uma deliciosa herança dos Tupinambá, índios brasileiros que habitavam o litoral, quando da chegada dos europeus nos começos do século 16. O estudioso recifense concebe a canjica como sendo derivada do termo tupi “acanjic”.

Embora não seja possível precisar onde exatamente o mingau nasceu, sabemos que mesmo antes da chegada dos europeus os índios, principalmente os guaranis já se alimentavam à base de milho.

E entre as tradicionais receitas de milho da região Sudeste do país encontra-se o curau, uma espécie de mingau à base de milho verde ralado, leite e açúcar, servido quente ou frio. É o puro creme do milho, como diz o jargão do vendedor. Também é chamado de mingau de milho verde ou corá.

A palavra deriva da junção de emi (partícula de objeto) e ka'u (empapar). No litoral brasileiro do século XIV, o mingau era um prato central nas cerimônias antropofágicas indígenas. Neste contexto, era uma caldo espesso de mandioca temperado com vísceras dos prisioneiros sacrificados pelo povo tupinambá.