Como chama mingau na Bahia?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

No entanto, na região Nordeste, canjica é o prato feito somente com o milho-verde fresco, açúcar, leite de vaca e canela em pó, que pode ser servido frio ou quente.

No Nordeste, entendemos que canjica designa o grão de milho seco (branco ou amarelo) levemente quebrado que é a base do prato munguzá, mas também o mingau de milho verde de corte (dito curau no Sudeste).

Para a maioria das pessoas, qualquer comida que tenha uma consistência pastosa leva o nome de mingau. Porém, em alguns lugares do Brasil os nomes são mais específicos. Em São Paulo, é chamado de curau e no Nordeste leva o nome de canjica.

Conhecido como curau, nos estados do sudeste brasileiro, a canjica, como é chamada aqui no nordeste é feita de milho verde, leite, leite de coco e açúcar.

No Nordeste, esse mingau de milho é chamado de canjica, já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o curau também é conhecido como papa de milho e canjiquinha.

Mingau ou papa (mais comum papas em Portugal ou ainda papinha no Brasil) é um alimento de consistência cremosa, feito usualmente de água ou leite, onde se cozinha um cereal (como a aveia) ou farinhas variadas (de trigo, amido de milho, fubá de milho, arroz ou outra); por vezes, adoçado com açúcar.

mingau - nome masculino

singularmingau
pluralmingaus

O que aqui chamam de canjica, no Nordeste, é munguzá.

Mugunzá Você certamente já deve ter provado o mugunzá, mais uma das comidas típicas da Bahia, principalmente no café da manhã. Isso porque, em outros estados, é conhecido como canjica.

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

Canjica x Mungunzá
Dependendo da região do país, esse doce de grãos de milho com leite de coco e outros ingredientes pode ter diferentes nomes. Nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ele é chamado de canjica, mas no Norte e Nordeste, esse mesmo alimento é conhecido como mungunzá.

Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.

Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.

Na região Norte do país, no Pará, o Mungunzá é chamado de Mingau do Milho Branco.

Eliana me conta que na Bahia a fuba é conhecida como farinha de pipoca e feita com milho comum, plantado no São José e colhido no São João. Lá, eles chamam de caco a panela de barro rasa usada para torrar.

No Sul e Sudeste do Brasil, e também no Distrito Federal, o mesmo prato é denominado canjica que por coincidência canjica é o nome de outro prato tipo do nordeste que é conhecido como mingau de milho. Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "mingau de milho".