Quem assina primeiro um documento?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Quando o expediente for assinado por mais de uma pessoa, a ordem das assinaturas segue a hierarquia dos cargos, começando do nível inferior (é como se o ocupante do cargo mais alto desse aval às informações prestadas). No caso de signatários da mesma hierarquia, as assinaturas devem vir lado a lado.

Salvo as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todos os ofícios devem conter o signatário, ou seja, a identificação do remetente, com o seu nome e cargo ocupado.

5 dicas de como fazer uma informação oficial

  1. Entenda o tipo de documento. O primeiro passo de como fazer um documento oficial é entender o tipo deste que será elaborado. ...
  2. Atente-se à linguagem. ...
  3. Faça textos diretos e claros. ...
  4. Não esqueça das identificações. ...
  5. Use um timbre.

Dê preferência ao plural indefinido ou sempre use as palavras nos dois gêneros. Evite uso de palavras “difíceis” para seu público. Use títulos e subtítulos para ordenar o conteúdo do seu documento. Mantenha sempre a mesma fonte e estilo para informações do mesmo nível.

A formatação da numeração deve obedecer ao seguinte padrão: tipo de documento + número/ano/SIGLA do Setor; • O único brasão permitido nos cabeçalhos é o Brasão de Armas da República; Não utilize siglas nos cabeçalhos e rodapés de ofícios.

O signatário é a pessoa que assina o documento.

Assinatura do Requerente: por fim, o remetente, ou seja, a pessoa (instituição, órgão, entidade) interessada em solicitar algo, assina o documento. Ele também pode ser acompanhado de carimbo da instituição.

Ao usar uma ordem de assinatura, você poderá encaminhar um documento para a mesma pessoa várias vezes.

Caso você não possa comparecer para assinar determinado contrato ou documento, saiba que é possível nomear alguém de sua plena confiança para agir em seu nome por meio de uma procuração.

Pelo menos no Brasil, não existe nenhuma lei ou regra que obrigue o cidadão a escrever de forma legível ou parecida com próprio nome. Abreviações e rubricas são permitidas. A única restrição é acrescentar nomes que não estejam registrados na certidão de nascimento.

Então, o que significa P.S.? Esta é uma abreviação que significa pós-escrito. Ele vem da palavra postscriptum, do Latim.

Através desse documento, em meu nome, (nome completo), (estado civil), (data de nascimento), (profissão), inscrito sob o RG n.º… e CPF n.º… domiciliado e residente no endereço na Rua… na cidade de… no estado de…