O que fazer para melhorar a ergonomia no trabalho?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

- não erguer material mais pesado do que a própria capacidade; - fazer pausas conforme orientação do supervisor; - participar da ginástica laboral sempre que possível; - manter a coluna alinhada evitando dores na lombar.

Por isso, devem ser observados a cadeira ou assento, o tempo em que se permanece em uma posição, a iluminação do local, a altura da tela do computador, a quantidade de movimentos repetitivos feitos ao longo do dia, o esforço físico, o nível de atenção e responsabilidade exigidos.

O gerenciamento ergonômico é parte integrante dos procedimentos relacionados à segurança do trabalhador, proporcionando o cumprimento da Norma Regulamentadora Nº 17, impactando na minimização ou neutralização dos riscos e estabelecendo melhor relação do trabalhador e com o seu ambiente de trabalho.

Os riscos ergonômicos são todas as condições que afetam o bem-estar, sejam elas físicas, mentais ou organizacionais. Podem ser compreendidas como fatores que interferem nas características psicofisiológicas do profissional, provocando desconfortos e problemas de saúde.

Assim, a Ergonomia está baseada em 3 pilares básicos: Conforto, Segurança e Eficiência. Estes três itens estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho. Se forem bem aplicados, auxiliam para alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas.

(1) Mobilidade, (2) Flexibilidade, (3) Colaboração, (4) Sustentabilidade, (5) Saúde e Bem Estar e Qualidade de Vida.

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa próxima; Para tocar as superfícies, leve lenços descartáveis. Após o uso, amasse-os e jogue em saco fechado dentro do lixo; Se possível, cubra o corpo todo.

São 7, por exemplo, os tipos de ergonomia no trabalho, conforme ilustra o spoiler a seguir:

  • Ergonomia física;
  • Ergonomia de conscientização;
  • Ergonomia organizacional;
  • Ergonomia de correção;
  • Ergonomia participativa;
  • Ergonomia cognitiva;
  • Ergonomia de concepção.

Reduz o cansaço do colaborador
Nesse sentido, ao criar uma política de saúde e qualidade de vida, a ergonomia organizacional também contribui para o aumento da disposição do trabalhador. Isso melhora o rendimento da empresa, diminuindo erros, aumentando a produção e elevando a qualidade dos serviços prestados.

Grandes jornadas de trabalho
O esforço físico ou mental exagerado causa fadiga e estresse. O esgotamento profissional — ou burnout — é um quadro cada vez mais comum em um ambiente de trabalho onde as cobranças são excessivas. Ele corresponde ao colapso físico e mental e exige atenção médica imediata.