Qual o primeiro dos 5 Pilares da ergonomia?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Assim, a Ergonomia está baseada em 3 pilares básicos: Conforto, Segurança e Eficiência. Estes três itens estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho. Se forem bem aplicados, auxiliam para alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas.

(1) Mobilidade, (2) Flexibilidade, (3) Colaboração, (4) Sustentabilidade, (5) Saúde e Bem Estar e Qualidade de Vida.

A análise ergonômica do trabalho compreende três fases: análise ergonômica da demanda, análise ergonômica da tarefa que envolve: análise dos ambientes físicos; análise das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores; análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores; análise organizacional; condições ...

Conforto, segurança e eficiência: a tríade básica da ergonomia.

Conheça alguns princípios da ergonomia
-Reduzir esforços físicos ou estáticos durante as atividades. -Assegurar posturas confortáveis. -Eliminar a repetição de tarefas e movimentos. -Garantir condições ambientais confortáveis e isentas de risco.

São 7, por exemplo, os tipos de ergonomia no trabalho, conforme ilustra o spoiler a seguir:

  • Ergonomia física;
  • Ergonomia de conscientização;
  • Ergonomia organizacional;
  • Ergonomia de correção;
  • Ergonomia participativa;
  • Ergonomia cognitiva;
  • Ergonomia de concepção.

A origem da palavra “ergonomia” vem da soma de duas palavras do grego: ergon (trabalho) e nomos (normas). Em linhas gerais, ergonomia é uma ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho.

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Ergonomia tradicional
Teve início na Segunda Grande Guerra. O objetivo era conseguir melhorias nas questões fisiológicas e mecânicas do ambiente de trabalho. Também havia uma preocupação com a adequação dos objetos às limitações do homem, sem, no entanto, que ele explorasse além do esperado de sua capacidade.

A AET passa por três fases: a coleta, a análise e o documento. Na fase da coleta é realizada a entrevista com os trabalhadores, observação in loco, registros fotográficos realizando as atividades, filmagens, medições dos mobiliários e avaliação dos riscos ambientais.

Passo a passo da análise ergonômica do trabalho

  1. Identificação da empresa.
  2. Objetivo principal da análise ergonômica do trabalho.
  3. Perfil dos funcionários.
  4. Organização do local de trabalho.
  5. Descrição das funções executadas.
  6. Descrição das tarefas realizadas.
  7. Fatores ambientais que geram impacto.
  8. Apresentação das medidas corretivas.

Em resumo, escopo-tempo-custo focam em eficiência, logo precisamos falar mais sobre eficácia.