Qual a diferença de código e algoritmo?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Algoritmo é o nome dado a uma lista de instruções que o computador é capaz de seguir. O resultado pode ou não ser uma aplicação útil. Código de computador, por outro lado é um conjunto de instruções simples que possuem o objetivo bem definido de alcançar alguma finalidade útil.

Enquanto a lógica de programação é a estruturação de conceitos e regras que orientam a execução do algoritmo, o algoritmo é a receita, ou seja, os comandos em um passo a passo claro e lógico que conduzem as ações para a resolução de um problema ou para atingir determinado objetivo.

Algoritmo é um conjunto de instruções, como uma receita de bolo, constituído de um número finito de passos. Para que os dados sejam processados, há a necessidade de se utilizar uma linguagem de programação, pois os computadores não executam diretamente os algoritmos.

Podemos definir um algoritmo como: uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido; uma sequência de passos bem definida que deve ser seguida para a realização de uma tarefa ou solução de um problema.

A principal diferença entre algoritmo e pseudocódigo é que um algoritmo é um procedimento passo a passo para resolver um determinado problema, enquanto um pseudocódigo é um método de escrever um algoritmo.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).

Um algoritmo não passa de passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema. Mas precisamos entender que existem dois tipos de algoritmos – os Não Estruturados e os Estruturados.

Algorítmo Estruturado

+ = AdiçãoQuociente = Quociente da divisão de inteiros
* = MultiplicaçãoResto = Resto da divisão de inteiros
- = Subtração ou inversor do sinal.EXP(a,b) = Exponenciação ab
/ = Divisão

O algoritmo Apriori é o mais utilizado em marketing, pois permite a análise de padrões de compra.

Os algoritmos são muito usados para análises na bolsa de valores para tornar a tomada de decisões mais rápida do que se fosse executada por um ser humano. Como existem fatores importantes nesse meio e os erros devem ser evitados a todo custo, existe também a opção de realizar essas operações em modo manual.

Um algoritmo é uma sequência de instruções bem definidas, normalmente usadas para resolver problemas de matemática específicos, executar tarefas, ou para realizar cálculos e equações. A origem da palavra “algoritmo” remete a Al Khowarizmi, famoso matemático árabe do século IX.

Isto é, os algoritmos são sequências finitas de instruções, utilizadas a fim de resolver um problema. Por exemplo, quando você acessa um site, os algoritmos definem o caminho para a correta abertura da página. Quando você interage com um link, outros algoritmos são acionados, indicando o que fazer.

1 operação, conta, cálculo, resultado.

No caso da computação, uma soma de dois números é o exemplo mais clássico de um algoritmo simples. Algo como o mostrado na Código 2 é bastante comum para observarmos que temos uma sequência lógica de ações que envolvem os três elementos que comentamos anteriormente: entrada de dados, processamento e saída de dados.

Características de um algoritmo
Ele tem que ter fim – para poder resolver o problema precisa ser finito. – Não ambíguo – sem margem para dupla interpretação. – Capacidade de receber dados de entrada do mundo exterior (interação). – Poder gerar informações de saída para o mundo externo ao do ambiente do algoritmo.

Características dos algoritmos
Entrada e saída (Input-Output): Um algoritmo tem uma entrada e uma saída, sendo que a entrada são os dados iniciais fornecidos ao algoritmo e a saída é o resultado que o algoritmo produz.