Qual é o algoritmo do Facebook?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O Facebook usa seu algoritmo para priorizar o conteúdo de amigos e familiares acima de tudo. Isso significa que é mais provável que você veja os comentários dos seus amigos e família sobre um certo acontecimento, antes de ver o acontecimento em si no seu feed de notícias.

Parece que o jogo virou: aprenda a "burlar" o algoritmo do...

  1. Mude a visualização padrão. Por padrão, o Facebook exibe as histórias mais populares dos seus contatos. ...
  2. Priorize os amigos e grupos que mais gosta. ...
  3. Crie listas. ...
  4. Oculte publicações de quem não gosta. ...
  5. Adote o feed de páginas.

O algoritmo irá reunir informações sobre seu relacionamento com outras páginas, por isso amigos que você mais comenta e curte irão ser priorizados e aparecerão primeiro. A mesma lógica do feed serve para os stories e para o reels. Não à toa, o Instagram é a rede social com maior engajamento dos usuários.

6 dicas para aumentar o seu alcance no Facebook

  1. Conteúdo de qualidade e constante. Podem mudar o algoritmo o quanto quiserem. ...
  2. Monitoramento. Monitoramento, sempre. ...
  3. Ver primeiro. Essa dica é bem importante, então, preste atenção. ...
  4. Incentive a interação através do call to action. ...
  5. Grupos. ...
  6. Evite pegar atalhos.

Como aumentar o engajamento no Facebook?

  1. Faça perguntas aos seus seguidores. ...
  2. Meça o engajamento. ...
  3. Entenda que as curtidas não são a única métrica da rede social. ...
  4. Seja consistente. ...
  5. Teste diferentes formatos.

Ele leva em conta legendas, hashtags e formatos, entre outros, para avaliar e direcionar seu conteúdo. O algoritmo cruza informações dos usuários e suas preferências, com base em suas atividades, com as informações das postagens para entregar conteúdos mais personalizados possível.

A explicação oficial para essa diminuição parece fazer sentido: com o tempo, as pessoas tendem a adicionar mais amigos e curtirem mais páginas. Imagina se toda essas informações fossem ser apresentadas no feed de notícias?

Como usar o novo algoritmo do Instagram a seu favor?

  1. Desperte o interesse. Para despertar o interesse dos seus seguidores, o primeiro passo (e mais importante) é saber alinhar muito bem o conteúdo que você compartilha às suas personas. ...
  2. Construa relacionamentos. ...
  3. Compartilhe conteúdos novos sempre.

Os algoritmos são sequências de instruções ou operações para alcançar um objetivo. Ele tem a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas por essas regras. Nas plataformas sociais, o objetivo do algoritmo é melhorar a experiência do usuário, mostrando publicações e anúncios do seu interesse.

Como marcar no Instagram para aparecer no Feed da outra pessoa. Se você deseja fazer uma publicação aparecer em dois perfis do Instagram precisará usar o recurso de collab do Instagram. O processo é semelhante ao de marcar pessoas, mas em vez de adicionar a tag, você adiciona colaboradores na tela de marcação.

Não publique posts excessivamente
Este é um conselho essencial para evitar ser bloqueado pelo Facebook. Community Managers profissionais recomendam publicar no máximo 5 ou 6 publicações diárias no próprio perfil.

7 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

  1. Poste conteúdos relevantes. ...
  2. Seja breve nas postagens. ...
  3. Aposte em imagens. ...
  4. Faça uso dos Stories e dos grupos do Facebook. ...
  5. Observe outras páginas no Facebook. ...
  6. Recorra ao Facebook for Business. ...
  7. Recicle as postagens mais visualizadas.

Em geral, para Facebook, uma postagem por dia é suficiente. - Feed notícias: dois conteúdos relevantes ao dia, intercalando imagens e vídeos, é ótimo. Mas nessa rede, uma publicação diária também cumpre bem o seu papel. Priorize imagens de qualidade e use várias hashtags.

Vamos lá!

  • Engaje com seu público. Lembre-se dessa dica: sempre faça perguntas e estimule um diálogo aberto e sincero com seu público. ...
  • Preste atenção nos horários. ...
  • Não tenha medo de entreter seu público. ...
  • Produza vídeos de qualidade. ...
  • Poste ofertas boas e relevantes. ...
  • Conclusão.