O que é o JSON Server?

Perguntado por: ecunha7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

JSON Server é uma biblioteca capaz de criar uma API Fake em 30 segundos e sem precisar escrever nenhuma linha de código.

JSON server é um aplicativo em Node. JS que serve como uma ferramenta de apoio para o desenvolvimento de aplicações. O seu uso é mais comum para desenvolvimento de front-end, em que o foco não é projetar uma API, mas, sim, a interação da pessoa usuária com a aplicação.

Para começar a usar json-server , instalemos o pacote usando o npm. Do terminal, executemos o servidor json com info. json como fonte de dados e deveremos ter uma API REST rodando em http://localhost:3000.

É uma API de alto nível que fornece modelos de objetos imutáveis para estruturas de objetos e matrizes JSON. Estas estruturas JSON são representadas como modelos de objetos usando os tipos do Java JsonObject e JsonArray. Na Tabela 1 são incluídas as classes e interfaces principais da API de modelos de objetos.

A instalação de um servidor JSON está longe de ser complicada. Por ser um pacote do npm, temos apenas a necessidade de ter o Node. js instalado e configurado em nossa máquina. Se você ainda não está com esse ambiente de execução pronto, você pode baixá-lo no site do próprio Node.

JSON é uma notação que permite estruturar dados em formato texto para serem utilizados em diferentes tipos de sistemas. Trata-se de um formato simples e leve, que oferece uma série de benefícios, como maior velocidade no tráfego em rede e mais agilidade no processamento.

Aplicações em software
Usar o JSON para comunicação entre servidores é um ótimo exemplo da versatilidade desta linguagem de programação, valendo-se por exemplo de um framework de serialização com o APACHE AVRO, o JSON pode ser o veículo que você está procurando para suas informações.

O JSON Viewer é na na verdade um visualizador de JSON. Mas ele possui alguns recursos que permitem visualizar arquivos JSON de formas bastante interessantes como em árvore (Tree Viewer), mais organizado (Beautify) e compacto (Minify).

Em uma REST API, cada solicitação contém todos os dados necessários para que seja atendida, não dependendo de informações já armazenadas em outras sessões. Cache: uma API REST deve ser desenvolvida de modo que consiga armazenar dados em cache.

API significa interface de programação de aplicações, um conjunto de definições e protocolos para criar e integrar softwares de aplicações.

JSON é um padrão de formatação de dados para troca de informações entre sistemas. A palavra é um acrônimo de JavaScript Object Notation, mas, apesar de ter a linguagem de programação no nome, seu uso não se restringe apenas à ela.

O JSON existe como uma string — útil quando você deseja transmitir dados por uma rede. Ele precisa ser convertido em um objeto JavaScript nativo quando você quiser acessar os dados. Isso não é um grande problema — o JavaScript fornece um objeto JSON global que possui métodos disponíveis para conversão entre os dois.

O JSON é um formato aberto de intercâmbio de dados que pode ser lido por pessoas e máquinas. O JSON é independente de qualquer linguagem de programação e é uma saída de API comum em uma ampla variedade de aplicações. O XML é uma linguagem de marcação que fornece regras para definir qualquer dado.

O npm é uma ferramenta de linha de comando que ajuda a interagir com plataformas online, como navegadores e servidores. Essa utilidade auxilia na instalação e desinstalação de pacotes, gerenciamento da versões e gerenciamento de dependências necessárias para executar um projeto.