O que vem depois da startup?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Por fim, é chegado o momento de escalar a startup e se tornar uma scale-up na fase de expansão (expansion stage). É aqui que a empresa ativa o crescimento exponencial, que significa aumentar a receita e a base de clientes múltiplas vezes mantendo uma estrutura administrativa e de custos enxuta.

São quatro as fases, com demandas diferentes, a percorrer: Ideação, Operação, Tração e Scale-up. Na maioria das vezes, startups precisam otimizar recursos, principalmente por terem um time e financiamentos limitados.

Ter mais do que 30 empregados. Se o número de funcionários duplicou ou até triplicou desde a abertura do negócio ou se esta apresentar vários escritórios, agências ou sedes mundiais, então o negócio já não é mais considerado como uma startup.

Desenvolvimento, mensuração e aprendizado
Essas três etapas são fundamentais para transformar uma ideia em algo palpável. No desenvolvimento, a ideia toma forma.

Uma Startup Unicórnio consiste em uma empresa de tecnologia. O que a diferencia das outras e a faz merecer o nome de unicórnio é o fato dela ser avaliada em mais de um bilhão de dólares. Isso ainda antes de abrir o seu capital em bolsas de valores e se tornar uma Sociedade Anônima.

Geralmente, uma startup surge a partir de uma oportunidade, uma tendência ou da descoberta de uma solução inovadora. Por outro lado, uma empresa tradicional nasce a partir de uma necessidade e todo seu planejamento é baseado na sobrevivência e no retorno do valor inicialmente investido.

Growth stage (ou estágio de crescimento)
Nessa etapa, a startup deve ter um produto ou serviço que funcione, provar o ROI e mostrar aos investidores aumento de MRR e eficiência operacional.

Entende-se então que o tempo médio de maturação de uma startup fique entre dois a três anos. Se aplicar estes estágios em tempo, de acordo com matéria no site CanalTech, se encaixa no tempo de vida médio das startups apresentadas no Censo StartSe 2017.

Relator fixa prazo máximo de dez anos para empresa ser considerada startup.

Nos primeiros meses de vida, é normal que uma startup tenha menos de 10 pessoas envolvidas na operação. Os primeiros membros da equipe da startup são os mais importantes e geralmente definam se a startup terá sucesso ou não.

É fundamental entender que os cinco pilares do planejamento estratégico (visão, missão, análise SWOT, objetivos e estratégias) são cruciais para a definição de diretrizes e metas de longo prazo da empresa.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

A construção de uma empresa bem-sucedida é baseada em quatro pilares fundamentais: VENDAS, FINANÇAS, PESSOAS e PROCESSOS. Cada um desses pilares é crítico para o sucesso da empresa e requer atenção cuidadosa e diligente.

Não pelo número de funcionários ou pela falta de certeza se seus produtos vão dar certo – o Nubank é considerado uma startup por conta de sua cultura e metodologia de trabalho, pensada para tornar a criação de produtos mais ágil e focada no cliente, fugindo das organizações tradicionais.