Porque startup unicórnio?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Uma Startup Unicórnio consiste em uma empresa de tecnologia. O que a diferencia das outras e a faz merecer o nome de unicórnio é o fato dela ser avaliada em mais de um bilhão de dólares. Isso ainda antes de abrir o seu capital em bolsas de valores e se tornar uma Sociedade Anônima.

As 'startups' sonham com unicórnios? As empresas unicorn são aquelas que atingem uma valorização de 1.000 milhões de dólares sem ter presença na bolsa e é o sonho de qualquer start-up tecnológica que começa a funcionar.

De acordo com o dicionário, um animal unicórnio é “fabuloso, símbolo de força e pureza, representado em ilustrações medievais com um corpo de cavalo e cabeça de veado munida de um chifre único, comprido e enroscado”.

São chamadas de unicórnios as startups tecnológicas que são avaliadas em mais de mil milhões de dólares, sem ter presença na bolsa. Estas empresas são avaliadas com base nas suas oportunidades de mercado e no seu potencial de mercado, a longo prazo.

Quem são os unicórnios brasileiros? A primeira startup do Brasil a alcançar o primeiro bilhão foi a 99, aplicativo de transportes e táxi, no início de 2018. A lista tem crescido de forma rápida. Atualmente (20/5/22), são 22 unicórnios no país.

O significado literal seria “empresa emergente” - na verdade, o termo é intraduzível ao pé da letra. Sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento, sempre foi revestido de uma aura romântica, lembrando jovens trabalhando em uma garagem em torno de uma ideia que ninguém sabia explicar muito bem qual era.

A startup de aplicativos de transporte particular foi a primeira brasileira a se tornar unicórnio.

O unicórnio foi apropriado pelo grupo LGBT por ser assexuado. É um símbolo do questionamento ao gênero binário, usado por quem não ser se rotular como masculino, feminino, transgênero. A brincadeira é dizer que você não é nada disso, você é unicórnio”, diz.

O unicórnio é uma figura mitológica originária do Oriente. Sua história, provavelmente, foi trazida por mercadores que faziam a rota do Oriente com a Europa.

As startups são caracterizadas por terem custos bastante pequenos em comparação com os lucros que obtêm, e estes costumam crescer exponencialmente. Por exemplo, empresas como Amazon, Apple, Google ou Microsoft começaram em casas ou até mesmo nas garagens de seus fundadores.

O investidor-anjo é um profissional com uma certa bagagem de mercado, normalmente empresário, executivo ou profissional liberal, que entra na empresa para agregar valor, compartilhando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos além de recursos financeiros.

Os principais são C6 Bank, Gympass, iFood, Nubank e QuintoAndar. Segundo o relatório da Distrito, as dez startups brasileiras com maior potencial de se tornarem unicórnios nos próximos anos somaram US$ 1,4 bilhão (R$ 7,3 bilhões) em investimentos ao longo de 38 rodadas no ano passado.