Quanto tempo leva para criar uma startup?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Uma pesquisa mostra que pequenas empresas inovadoras, as startups, conseguem deslanchar apenas depois de 11 meses, em média.

Quanto tempo leva para abrir uma Startup? O tempo médio para formalizar a startup é de 1 mês.

São quatro as fases, com demandas diferentes, a percorrer: Ideação, Operação, Tração e Scale-up. Na maioria das vezes, startups precisam otimizar recursos, principalmente por terem um time e financiamentos limitados.

10 dicas de como criar sua startup

  1. Entenda o mercado. ...
  2. Avalie a viabilidade do negócio e o desejo do cliente. ...
  3. Valide as hipóteses no mercado. ...
  4. Defina metas e estratégias. ...
  5. Tenha o seu valuation. ...
  6. Desenvolva seu pitch. ...
  7. Defina o ambiente de trabalho.

Dentro das startups, a taxa de sucesso de empreendedores de primeira viagem que abrem uma startup é de 18%. Os resilientes que tentam abrir uma segunda startup têm uma taxa de sucesso maior, de 20%. Os veteranos, que mostram que aprender com os erros é o melhor remédio, têm uma taxa de sucesso de 30%.

Segundo pesquisa da Triven, empresa especializada em serviços financeiros para startups, fundadores de startups que já captaram uma rodada de investimento série A têm salários de R$ 26 mil, em média.

Uma pesquisa da Triven, conduzida no terceiro trimestre deste ano, mapeou o salário dos fundadores de startups brasileiras.

Desenvolvimento, mensuração e aprendizado
Essas três etapas são fundamentais para transformar uma ideia em algo palpável. No desenvolvimento, a ideia toma forma.

Características de uma startup

  • Escalabilidade. Diz respeito à capacidade que as startups possuem de crescerem rapidamente. ...
  • Replicabilidade. Uma outra característica das startups é a possibilidade do produto ou serviço ser facilmente replicado em outros setores da sociedade. ...
  • Modelo de negócio inovador.

Geralmente, uma startup surge a partir de uma oportunidade, uma tendência ou da descoberta de uma solução inovadora. Por outro lado, uma empresa tradicional nasce a partir de uma necessidade e todo seu planejamento é baseado na sobrevivência e no retorno do valor inicialmente investido.