Quais os riscos da nr17?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Os principais pontos a serem observados nessa avaliação são:

  • postura de realização dos trabalhos,
  • força demandada, .
  • frequência de movimentos repetitivos,
  • manuseio de objetos demasiadamente pesados,
  • desvios posturais críticos,
  • existência de períodos de descanso entre os afazeres,

Os aspectos gerais da NR 17 são:

  • Levantamento e transporte individuais de carga/materiais;
  • Mobílias e equipamentos dos postos de trabalho;
  • Condições ambientais de trabalho (iluminação, ruídos, etc);
  • Organização do trabalho;
  • Trabalho dos operadores de checkout;
  • Trabalho em teleatendimento/telemarketing.

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

17.1.1.1 As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais, às condições de conforto no ambiente de trabalho e à própria organização do trabalho.

Conforto, segurança e eficiência: a tríade básica da ergonomia.

Conheça, a seguir, quatro diferentes tipos de ergonomia que podem ser explorados pela sua empresa.

  • 1 Ergonomia de Correção. ...
  • 2 Ergonomia de Concepção. ...
  • 3 Ergonomia de Conscientização. ...
  • 4 Ergonomia Participativa.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Podemos citar como exemplos de riscos físicos: ruídos, vibrações, pressões, temperaturas elevadas, radiações e etc. Os riscos biológicos são aqueles provenientes de microorganismos que podem penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, em contato com a pele ou por ingestão.

O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional. Hoje em dia, é difícil pensar em bem-estar sem falar de ergonomia, não é mesmo?

Assim, a Ergonomia está baseada em 3 pilares básicos: Conforto, Segurança e Eficiência. Estes três itens estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho. Se forem bem aplicados, auxiliam para alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas.

23ºC

A NR-17 trata das questões fisiológicas e psicológicas dos funcionários, estabelecendo parâmetros aos quais as empresas devem atender. Sobre as condições ambientais, a NR-17 estipula que a temperatura deve ser mantida entre 20ºC e 23ºC, velocidade do ar em 0,75 m/s e umidade relativa mínima de 40%.

Reduz afastamentos: as doenças laborais causadas pela falta de ergonomia no ambiente de trabalho devem ser evitadas a todo custo a fim de evitar acidentes, afastamentos e gastos com substituição de profissionais.

A Nova NR-17 adotou a necessidade da realização da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). A medida está relacionada à prevenção de adoecimento no trabalho e tem o objetivo de identificar se a situação ergonômica da empresa é adequada a cada tipo de tarefa que cada colaborador desempenha.