De quem é a responsabilidade de aplicar a nr17?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

É estabelecido que as empresas são responsáveis por averiguar e tratar das questões ergonômicas, compreender o profissional que executa essa atividade, e fornecer equipamentos de transporte para diminuir os impactos na saúde do colaborador.

Dessa forma, podem elaborar e assinar o laudo ergonômico os seguintes profissionais, desde que tenham especialização e habilitação em ergonomia: médicos do trabalho, educadores físicos e fisioterapeutas.

Quem faz as NR's? As Normas Regulamentadoras são criadas e alteradas por uma comissão tripartite composta, geralmente, por membros do governo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), empregadores e empregados. Além disto, as NR's são publicadas e modificadas por meio de Portarias expedidas pelo MTE.

Quais as regras da NR17?

  • Adaptação das condições de trabalho.
  • Levantamento, transporte e descarga de materiais.
  • Mobiliário dos postos de trabalho.
  • Equipamentos dos postos de trabalho.
  • Condições ambientais de trabalho.
  • Organização do trabalho.

Sabemos que os desafios de manter a ergonomia no home office são muito grandes, mas ferramentas de controle de ponto, por exemplo, podem contribuir com o acompanhamento desse indicador. O profissional de recursos humanos é um dos principais recursos na implementação e manutenção dessa ferramenta.

Independente do porte e do número de funcionários, toda empresa está sujeita à fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho. E caso não desenvolva ações satisfatórias em ergonomia, arrisca-se a notificação, multa e até interdição.

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das ...

Ao empregador, é atribuído o papel de propiciar um ambiente de trabalho seguro e saudável, limitando ao máximo as possibilidades do empregado se acidentar. Da mesma forma, cabe ao empregado agir com cautela no desempenho de suas atividades e seguir as orientações passadas pela empresa.