Qual a diferença entre ofício e Despacho?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

O despacho pode se dar tanto de ofício (por vontade própria do magistrado), quanto à requerimento/pedido das partes. No despacho, o avaliador irá então, deferir ou indeferir sobre a matéria tratada, como por exemplo, uma prorrogação de prazo ou pedido de suspensão.

Trata-se de documento oficial administrativo com a manifestação de uma auto- ridade com poder de deliberação. Ele é produzido, comumente, a partir de provocação oriunda de parecer, ofício ou requerimento.

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto. Esse tipo de documento costuma ser utilizado por locais que precisam ter um registro e controle das notificações enviadas, como as repartições públicas.

O despacho pode ser emitido por qualquer dirigente do Tribunal, observados o limite de competência e a hierarquia.

Despache vem do verbo despachar. O mesmo que: envie, mande, solucione, resolva, expeça, avie, defira, indefira, mate.

São todos os atos praticados no curso de um processo ou de um procedimento que não possuem conteúdo decisório. Os despachos apenas ordenam a realização de determinadas providências, para dar seguimento ao feito.

a)Após a expedição, caso a parte seja representada por advogado, será possível intimá-lo, via sistema, para fazer o download do documento e entregá-lo ao destinatário; b) Se a parte não for representada por advogado, a Secretaria deverá imprimir o Ofício assinado digitalmente encaminhá-lo ao destinatário.

1 emprego, trabalho, profissão, ocupação, ganha-pão, serviço. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Cargo: 2 cargo, função, posto, posição, colocação.

De acordo com o Código de Processo Civil do Brasil, o encaminhamento de um ofício judicial é geralmente de responsabilidade do servidor do poder judiciário, mais especificamente do cartório ou secretaria judicial competente.

Os ofícios de justiça e de notas são órgãos da fé pública insti- tuídos pelo Estado. Quer no foro judicial, seja no chamado foro extrajudicial, desempenham função eminentemente pública. Os seus titulares situam-se como servidores públicos.

Ofício significa ocupação, emprego, função. É também uma atividade ligada a determinada profissão. Ex: Ensinar, é ofício do professor; tratar os doentes, é ofício do médico etc.

Salvo as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todos os ofícios devem conter o signatário, ou seja, a identificação do remetente, com o seu nome e cargo ocupado.